VOTOS PERPÉTUOS DOS RELIGIOSOS DAS PROVÍNCIAS NO BRASIL

VOTOS PERPÉTUOS DOS RELIGIOSOS DAS PROVÍNCIAS NO BRASIL

“Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Jo 24,32).

No último dia 04 de novembro de 2023, Solenidade de Todos os Santos, na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, em Belo Horizonte/MG, quatro religiosos estudantes de teologia deram o sim definitivo ao Senhor, entregando suas vidas à Igreja e aos mais pobres, segundo o carisma de São Luís Orione através da Profissão Perpétua e o quarto Voto de Especial Fidelidade ao Papa; sendo eles: Clérigo Adriano José Gomes Pereira (Província Brasil Sul/Moçambique) e Clérigos Sérgio Natalício dos Santos, Júnior Silva Alencar e Renato Ribeiro da Costa (Província Brasil Norte).
A Celebração, além da comunidade paroquial, contou com a presença dos familiares dos religiosos, caravanas provenientes de várias comunidades do sul e do norte, sacerdotes orionitas, religiosos, religiosas e seminaristas.

A Santa Missa foi presidida pelo Superior Geral, Pe. Tarcísio Gregório Vieira, com a participação dos dois Superiores Provinciais do Brasil: Pe. Josumar dos Santos (Brasil Norte) e Pe. Luiz Antônio Miotelli (Brasil Sul/Moçambique), do Reitor do Teológico (ITEDO) e Vigário Provincial, Pe. Jorge Henrique Rocha, do Ecônomo Provincial, Pe. José Carlos de Rezende e do Pároco, Pe. Márcio Almeida do Prado (todos da Província Brasil Norte).

Na homilia, o Superior Geral disse: “É muito significativo que a Profissão Perpétua de vocês se realize nesta celebração da Solenidade de Todos os Santos, para recordarmos sobretudo a nós religiosos e religiosas que a vocação à santidade é uma vocação universal. É a nossa vocação comum, a vocação de todos nós. Naturalmente tem um empenho e uma responsabilidade que os quatro jovens estão assumindo hoje. Este empenho e responsabilidade nós a encontramos na fórmula que eles vão pronunciar, ‘para seguir mais de perto’, para ser um exemplo para servir de testemunho para o povo, para todo o povo estar mais próximo. Isso dá mais responsabilidade. Não é status, é responsabilidade seguir mais de perto Cristo, vivendo sobretudo o Evangelho.” Ao final, Pe. Tarcísio pontuou: “Sejam vocês os primeiros a viver a santidade de vida, mas sejam também promotores de santidade no meio do povo, é o que nós desejamos para vocês nesta celebração tão significativa.”

Rezemos pelos nossos neoprofessos que emitiram seus votos religiosos definitivos, como também pelos religiosos de votos temporários que trilham este caminho, para que sejam sinais visíveis do amor e da caridade orionita aos mais pobres, necessitados e marginalizados da sociedade.
Ave Maria e Avante!

Acesse todas as fotos no link: Profissão Perpétua 2023

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.