Um sonho realizado: o dia em que visitei o papa

Um sonho realizado: o dia em que visitei o papa

Um sonho realizado: o dia em que visitei o papa

 

Acredito que o sonho da maioria dos católicos é poder um dia conhecer pessoalmente o Santo Padre o Papa.   E este era também um sonho meu.

Cheguei em Roma em Março de 2010 e pouco tempo depois tive a oportunidade de participar da Semana Santa na Basílica de São Pedro presidida pelo Papa Bento XVI. Para mim já foi uma realização do sonho, mas ainda desejava chegar até ele. Mas Como? Sabia que seria muito difícil. Conheci 2 padres brasileiros que passaram 4 meses aqui em Roma e inclusive com a ajuda do Bispo e eles não conseguiram encontrar-se com Sua Santidade. Com isso percebi que também eu teria poucas chances.

Mas olhando no Orkut de alguns padres brasileiros que moram aqui em Roma, vi que alguns conseguiram inclusive até tirar foto com o papa. Percebi que existia, podemos assim dizer, uma maneira de chegar até ao Papa,  que seria estar junto a um Bispo na visita Ad Limina Apostolarum, que todos os Bispos do mundo precisam fazer a cada 5 anos.

E para dificultar um pouco mais eu fui informado que o Papa já havia recebido a todos os Bispos brasileiros , sendo que o último o grupo havia chegado aqui em Roma no mês de  Outubro.

Porém,  descobri que   os Bispos do Maranhão ainda não tinham vindo e para a minha sorte um deles pertencia a Congregação Orionita, Dom Enemésio.

Tentei me informar sobre o local em que ele (o Bispo) estaria hospedado. Mas em vão foi a minha procura, pois as informações estavam desencontradas.  Nestas alturas já havia me convencido que eu deveria contentar em ter visto o Papa ao menos de perto, nas inúmeras audiências em que eu estive na Praça de São Pedro,  nas celebrações  e até quando eu fui um tipo de guia turística para os meus amigos e conterrâneos que passaram por aqui.   Afinal,  vir em Roma e não ver o Papa,  é o mesmo que ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo  ou ir a São Paulo e não ver a Igreja Nossa Senhora Achiropita.

Porém recebi um telefonema do Ir. Francisco, brasileiro orionita que trabalha na Vaticando dizendo que  o Bispo Orionita D. Enemésio estaria  com todos os bispos do Maranhão jantando em nossa casa geral. Em 15 minutos eu estava no metrô indo até lá para falar com D. Enemésio, pois não tinha visto ele como bispo ainda. Mas tinha também o meu desejo. Participei do jantar e pude conhecer outros bispos do Maranhão. Ao final pude conversar rapidamente com D. Enemésio e perguntei se seria possível ir com ele ao Papa, e ele falou que a irmã dele e o cunhado também iam, e que não teria problema.

Sexta feira dia 29 de outubro  de 2010 bem cedo fui até o Vaticano com os familiares de D. Enemésio. Na sua espera chegaram mais 3 padres dehonianos  que esperavam o Bispo da congregação deles.

Às 10H30 saímos em direção ao Santo Padre. No caminho percebi que cada bispo podia levar somente 2 pessoas. Vi que D. Valdeci estava somente com o Pe. Djalma e falei se poderia ir com ele, assim  todos poderíamos ver o Papa. E assim  fizemos. Todos estávamos anciosos, inclusive os bispos, pois a maioria deles estavam em sua primeira visita.

Chegamos a sala de espera. Depois de 10 minutos veio um padre português e explicou como seria e nos colocou em  fila. Quando abriu a porta, meu coração acelerou. Ao chegar em frente do Papa pude beijar o seu anel, ele me perguntou quem eu era, falei meu nome, que era orionita, ao que ele respondeu; também tu? Pois o Bispo antes era orionita. Pude dizer que estava fazendo um curso missionário para ir para Moçambique na África. Em seguida recebemos a ordem para tirar a foto com o Papa. Após a foto, saí da sala e me uní aos outros que ja tinham saído. Todos estávamos numa alegria sem  tamanho. Quando todos voltaram, fomos encaminhados até uma sala na andar abaixo, onde deveríamos esperar os bispos que ficaram em reunião com o Santo Padre.

Posso dizer que foi um dia muito especial para mim, com grandes bênçãos para a minha vida e para meu futuro trabalho.

Pe. Claudio Peters, orionita

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.