Três missionários orionitas tocantinenses no coração do Amazonas

Três missionários orionitas tocantinenses no coração do Amazonas

No dia 16 de fevereiro, a cidade de Novo Aripuanã, no coração da Amazônia, acolheu o religioso Janrles Vinícius dos Santos. Recém-professo, ele chega para vivenciar a etapa do Tirocínio, mergulhando profundamente na realidade missionária orionita.

Natural de Augustinópolis (TO), na região do Bico do Papagaio, Janrles iniciou sua caminhada formativa em 2021, no Seminário Pe. Pattarello, em Araguaína (TO). Seguiu para o Ceará, onde cursou o triênio de Filosofia no Instituto Filosófico Dom Orione, em Caucaia (2022-2024), e realizou o Ano Canônico do Noviciado em Brasília, em 2025. Agora, ele se junta aos padres Pedro Júnior Pereira Vila Nova e Júnior Silva de Alencar, formando um trio de missionários tocantinenses em solo amazonense.

É belo constatar que estes religiosos — evangelizados por missionários italianos que, por amor a Cristo e fidelidade ao carisma de Dom Orione, navegaram as águas dos rios Araguaia e Tocantins — são agora convidados a “fazer experimentar, com as obras de caridade, a ternura de Deus e a maternidade da Igreja”, as comunidades ribeirinhas dos rios Madeira e Acari, no Amazonas.

Esse dinamismo dos rios e das águas nos faz recordar a chegada dos primeiros missionários ao Brasil e a epopeia que viveram no Tocantins, percebendo a continuidade da profecia de Dom Orione no alto do Corcovado: “O que não fiz pelo Brasil em vida, farei após a minha morte”.

Esta memória é um convite para, novamente, traçarmos sobre nós o sinal da cruz e renovarmos o generoso nosso “Ave Maria e Avante!”, pois, verdadeiramente, Cristo aponta para a Amazônia.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.