SÃO LUÍS ORIONE E CRISTO NA CRUZ

A inspiração de novos cristãos se dá a partir do testemunho dado pelos santos de nossa Igreja. Para os devotos de São Luís Orione não deixa de ser diferente, olhar para seus exemplos e escritos traz grande inspiração para se orientarem no caminho da fé. Sabemos que dois dos grandes amores na vida de Luís Orione foram Jesus e as almas.

Para contemplar o mistério , Dom Orione muitas vezes se colocava diante da cruz de Cristo, pois assim ele buscava configurar sua vida com a vida do Salvador. O Santo da Caridade nos recorda que “Somente amamos e servimos a Jesus na cruz e crucificados com ele. Não há outro meio.”[1] Por isso, a cruz em nossa vida é tão importante, uma vez que nos questiona a respeito de nosso amor pela Trindade, mas também pelas pessoas. A cruz revela o amor que existe na relação entre as três pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo e, também, para com a humanidade que é “objeto” de grande amor da Trindade Santa[2].

São Luís Orione recorda que “da cruz Cristo grita: ‘Tenho sede.’ Terrível grito de secura que não provém da carne, mas é um grito de sede de almas e é por causa desta sede das nossas almas que Cristo morre” [3]. Essa sede de almas revela todo o amor de Cristo pela humanidade, por isso, se entrega na cruz. Este amor intenso transbordou e trouxe a ressurreição, tanto para o Filho Unigênito, como para todos os que nele creem. Jesus se fez sacrifício, redenção, o nosso alimento. Por sua ressurreição nos trouxe fermento redivivo, nossa vida.

Quem quer seguir a Cristo deve abraçar a cruz, acreditar no que Ele acreditou, viver o que Ele viveu, se importar com o que Ele se importava, tratar as pessoas como Ele as tratou, olhar a vida como Ele sempre olhou, rezar como Ele ensinou, e levar esperança como Ele levou a todos[4].

No forte grito de Jesus no alto da cruz, Ele expressa o grande amor por todos os crucificados da história, também revela indignação pelas injustiças cometidas contra os mais frágeis. Mas em especial traz esperança aos que se encontram desanimados na caminhada[5]. Eis aí o que São Luís Orione compreendeu contemplando a cruz de Cristo em sua vida, por isso é conhecido como o santo da caridade.

 

Pe. Carlos Santos da Silva, P.O.D.P.

________________________

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS:
[1] NOS PASSOS de Dom Orione: subsídio para a formação ao carisma. São Paulo: Loyola, 1997. p. 66.
[2] Ibid. p. 66.
[3] Ibid. p. 67.
[4] PAGOLA, José Antonio. Jesus aproximação histórica. ed. 7. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 570.
[5] Ibid. p. 572.