
17 ago Religiosos da teologia recebem os Ministérios de Acolitado e Leitorado
Na tarde do último sábado, 17 de agosto, dia em que a Igreja celebrou solenemente a Assunção de Nossa Senhora, os religiosos do 1º e 2º ano de Teologia do Instituto Teológico Dom Orione receberam, com fé e alegria, os ministérios do Leitorato e do Acolitato.
O ministério do Leitorato torna o candidato ao sacerdócio colaborador oficial da Igreja na Liturgia da Palavra, assumindo a missão de proclamar as leituras da Sagrada Escritura (exceto o Evangelho) nas celebrações litúrgicas e, assim, ajudar a comunidade a se alimentar da Palavra de Deus. Já o ministério do Acolitato confere ao candidato que já é leitor, a tarefa de auxiliar o sacerdote e o diácono no serviço do altar, especialmente na Santa Missa, e colaborar na distribuição da Sagrada Comunhão como ministro extraordinário.
A celebração eucarística foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, em Belo Horizonte, e foi presidida pelo formador Pe. Magno Guilherme. Concelebraram com ele o pároco, Pe. Márcio Almeida, e Pe. Gilvan, da Arquidiocese de Natal.
Foram instituídos no Leitorato os clérigos:
Cl. Alex Murilo
Cl. Bruno Diego
Cl. Evaldo Júnior
Cl. Gabriel Azevedo
Cl. Manoel Varela
Cl. Victor Manuel
Cl. Wesley Afonso
Foram instituídos no Acolitato os clérigos:
Cl. Alisson Colombo
Cl. Elias Soares
Cl. Gito João
Cl. Marco Chaves
Cl. Pedro Hiago
Na homilia, o Pe. Márcio Almeida recordou que este momento não representa uma promoção, mas um chamado ao serviço:
“Eles não estão sendo promovidos. Isso não existe na vida da Igreja. Eles estão sendo chamados a um serviço, a colocar o avental e a servir os irmãos. Uns pela Palavra e outros pelo serviço do altar, como ministros extraordinários da Eucaristia.”
Inspirando-se na Virgem Maria, celebrada na Solenidade da Assunção, o pároco destacou que ela mesma é modelo de acólita e de servidora da Palavra:
“Maria traz em si a Palavra de Deus. Ela se apressa a levar Jesus a Isabel, servindo nas alturas. Assim também vocês, jovens, chamados hoje, devem sempre se apressar para servir ao altar de Deus e aos irmãos. Não é um privilégio. É um chamado.”
Por fim, exortou os novos ministros a viverem essa missão em comunidade, sustentados pela oração e pela Eucaristia, sempre firmes no propósito de levar a Palavra e a presença de Jesus a todos os que necessitam.
A celebração contou com a presença de fiéis da comunidade local, religiosos de outras congregações e amigos que se uniram em oração por estes jovens, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência para que permaneçam fiéis à missão que lhes foi confiada.
Ave Maria e Avante!
Sorry, the comment form is closed at this time.