Primeira Profissão Religiosa do Noviço Weslen de Souza Lima

Primeira Profissão Religiosa do Noviço Weslen de Souza Lima

“Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo” (1Cor 9,22)

No último domingo, a Família Carismática Orionita se reuniu em festa para celebrar a Primeira Profissão Religiosa do agora Clérigo Weslen de Souza Lima, em uma solene Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Jorge Henrique, Superior Provincial da Província Nossa Senhora de Fátima.

A cerimônia aconteceu no Lar dos Meninos Dom Orione, em Belo Horizonte (MG), e contou com a presença do Pe. Rezende, ecônomo provincial; Pe. Paulo Cezar Magalhães, diretor da comunidade do Lar dos Meninos; Pe. Magno, diretor do Instituto Teológico Dom Orione; Pe. José Queimado CSsR; e Pe. Geraldo Ladislau, que, aos 90 anos, é testemunho vivo de perseverança e fidelidade vocacional. Também participaram religiosos orionitas, postulantes, representantes do Movimento Laical Orionita, familiares e amigos.

A celebração foi enriquecida pela presença da Irmã Superiora Geral da Congregação de Jesus Adolescente, bem como pela tia de Weslen, religiosa da mesma congregação, que representou com carinho e proximidade todas as irmãs.

Inspirado pelo tema bíblico de 1Cor 9,22, “Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo”, o Clérigo Weslen professou pela primeira vez os Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, entregando sua vida de forma mais plena ao Senhor e à missão da Igreja, segundo o carisma deixado por São Luís Orione.

Durante a homilia, Pe. Jorge Henrique destacou que a vida religiosa é resposta de amor a Deus e serviço aos irmãos, sendo sempre marcada pela coragem, fidelidade e alegria. Recordou também que a celebração coincidiu com o Dia dos Pais, convidando todos a reconhecer não apenas os pais biológicos, mas também os pais na fé:

“Abraão e Sara esperaram contra toda esperança, e, assim como eles, nós também somos chamados a acreditar que Deus realiza grandes obras, mesmo nas nossas fragilidades.”

O Provincial ainda fez memória dos “pais vocacionais” que marcam a vida de cada religioso (formadores, superiores, irmãos de caminhada) e destacou que, na congregação, a paternidade espiritual é vivida no cuidado mútuo e no testemunho de vida.

O momento foi de profunda emoção para a família de Weslen, que acompanhou de perto sua caminhada vocacional, e para toda a comunidade, que testemunhou seu crescimento humano e espiritual.

Ao final da celebração, o novo professando expressou sua gratidão a Deus, à família, aos formadores, aos irmãos de comunidade e a todos que, de alguma forma, contribuíram com sua vocação. Em suas palavras, reafirmou o desejo de ser “tudo para todos” e servir, à maneira de Dom Orione, os mais pobres e abandonados.

A celebração foi seguida de um momento de confraternização fraterna, onde o clima era de alegria, esperança e ação de graças.

Que Nossa Senhora da Divina Providência e São Luís Orione o acompanhem, sustentando seu “sim” com renovada força e perseverança.

Ave Maria e Avante!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.