Peregrinação da Relíquia do Sangue de São Luís Orione

O Subsídio reúne as informações necessárias e importantes para a Peregrinação da Relíquia do Sangue de São Luís Orione pelas Comunidades Orionitas do Brasil (cronograma, orientações e sugestões para as celebrações, além de textos formativos).

 

Na celebração do Centenário da Presença Orionita no Brasil, 1914-2014, durante o Ano Missionário Orionita, a Relíquia do Sangue de São Luís Orione percorrerá o território brasileiro. Para esta Peregrinação foi preparado um Subsídio, enviado hoje para as tres Províncias brasileiras.

Na apresentação do Subsídio os Provinciais, Pe. Aparecido, Ir. Priscila e Pe. Tarcísio, recordam que "a Relíquia foi solenemente entregue pelo Superior Geral, Pe. Flávio Peloso, às três Províncias brasileiras (Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul, Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte e Província Nossa Senhora Aparecida – Irmãs), no encerramento da Celebração Eucarística ocorrida no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 20 de outubro de 2013, por ocasião da abertura do Ano Missionário Orionita. O Relicário, como expressou o Superior Geral, “é o dom e o sinal” do ano centenário da chegada dos primeiros missionários que partiram de Genova (Itália) em dezembro de 1913 e estabeleceram residência em Mar de Espanha (Brasil) em janeiro de 1914. Peregrinará pelas nossas Províncias e Comunidades e depois será entronizado no Santuário da Orionópolis de Cotia."

No Relicário está contido o sangue de São Luís Orione. É um pouco daquele sangue que, impulsionado no sistema circulatório pelo seu coração “sem fronteiras”, alcançou todos os órgãos e tecidos do seu corpo, participando de todas as atividades funcionais do organismo do “santo da caridade”. Deste modo também moveu Dom Orione a percorrer nossos caminhos e a abraçar nossa gente, particularmente nas duas viagens missionárias que fez ao Brasil em 1921-1922 e em 1934-1937. Agora, uma parte do seu sangue peregrinará e permanecerá no Brasil. É “dom”, é “sinal”, mas é, sobretudo, “símbolo”. Seu sangue deve continuar percorrendo as veias dos seus filhos e filhas, religiosos e religiosas, leigos e leigas que vivem a sua espiritualidade e os seus ideais.

Ao final da apresentação, os Provincias manifesteram o desejo de que “Sangue de São Luís Orione", "percorrendo todo o “sistema circulatório” do organismo que é a Pequena Obra da Divina Providência no Brasil, a mantenha especialmente vivificada e vivaz. Que tonifique todas as suas atividades para que continuem ardendo de caridade. Que nutra os seus filhos e filhas daquele mesmo amor sem fronteiras capaz de provocar tanto desejo de consumação pessoal e comunitária pela salvação das Almas. Esta Peregrinação nos colocará, na realidade, “frente a frente” com o próprio Dom Orione. Que este maravilhoso encontro suscite em nós o seu mesmo propósito e desejo: “Escreverei a minha vida com as lágrimas e com o sangue!”."

Nas imagens encontraremos o cronograma da Peregrinação. Veja quando a sua Comunidade ou Cidade receberá a Relíquia.

Eis os objetivos propostos para a Peregrinação:

Filhos e filhas do mesmo sangue

· Celebrar a experiência mística de São Luís Orione.

· Agradecer o dom do carisma Orionita que chegou ao Brasil em 2 de janeiro de 1914.

· Divulgar a devoção ao Fundador e o seu Carisma.

· Reforçar os laços de comunhão de todas as ramificações da Família Orionita (religiosos, religiosas, eremitas, ISO, MLO, Oblatos etc).

 

Estamos precisando de sangue novo

· Reavivar o ardor apostólico nos filhos e filhas espirituais de Dom Orione.

· Promover a Cultura Vocacional, incentivando outros jovens a seguir o carisma orionita.

· Incentivar a formação e fortalecer os grupos orionitas do MLO (Movimento Laical Orionita).

 

Temos que dar o sangue

· Dar visibilidade à ação caritativa da Congregação.

· Estimular o voluntariado em nossas obras.

                   · Motivar a promoção de alguma iniciativa de caridade no Ano Centenário e Missionário.

 

CRONOGRAMA DAS DATAS DA VISITA DO SANGUE DE SÃO LUÍS ORIONE PELO BRASIL

Share This