Pandemia: Pequeno Cotolengo Paranaense em celebração ao Corpus Christi com D. Peruzzo – Provincia Brasil Sul/Moçambique em cerimônia restrita

Pandemia: Pequeno Cotolengo Paranaense em celebração ao Corpus Christi com D. Peruzzo – Provincia Brasil Sul/Moçambique em cerimônia restrita

Pandemia: Pequeno Cotolengo Paranaense recebe arcebispo Dom Peruzzo em celebração ao Corpus Christi em cerimônia restrita

 

Evento foi realizado apenas com funcionários e poucos voluntários da comunidade paroquial Santa Quitéria

No dia 31 de maio, pela tarde, o Pequeno Cotolengo Paranaense recebeu a visita do arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo, que esteve na Organização realizando uma celebração com o Santíssimo Sacramento, em alusão ao dia de Corpus Christi. Durante a ocasião, o Santíssimo abençoou todos os assistidos e funcionários do Pequeno Cotolengo.

A celebração de Corpus Christi é uma comemoração que celebra o sacramento da Eucaristia na Igreja Católica, sendo um elemento essencial de comunhão com Cristo. Corpus Christi é uma expressão do latim, que significa “Corpo de Cristo”. O sacramento relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, em que o pão que é consumido representa o corpo de Cristo e o vinho ingerido simboliza o sangue.

A data é sempre comemorada exatamente 60 dias após a Páscoa e durante a data, é tradicionalmente praticada a produção de tapetes que representem símbolos do catolicismo. No Pequeno Cotolengo, a celebração com o arcebispo contou com a passagem do Santíssimo Sacramento pelos tapetes feitos pela Escola Pequeno Cotolengo com os Assistidos, por funcionários e por famílias da comunidade paroquial da Paróquia Santa Quitéria. 

Para o diretor presidente do Pequeno Cotolengo Paranaense, padre Renaldo Lopes, o momento representou a esperança, principalmente em tempos difíceis de pandemia que estamos passando. “Não fazemos nada sozinhos. Quero agradecer aos gestores, aos funcionários, às famílias e a todos que participaram deste momento. Jesus passa pelo Pequeno Cotolengo e abençoa a todos”, afirmou o padre.

Antes de vir até o Pequeno Cotolengo, o arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo, percorreu também por outras Organizações e no Cotolengo, pode abençoar os Assistidos com o Santíssimo Sacramento por toda a Instituição. O percurso iniciou na entrada da Organização com o percurso somente com a presença restrita de funcionários, em decorrência à pandemia. Durante o percurso, o arcebispo, juntamente com o padre Renaldo e os padres da Congregação Orionita, realizaram paradas em pontos estratégicos dentro do Pequeno Cotolengo. Durante essas paradas, o arcebispo pode abençoar cada Lar e Casa Lar. 

Em um dos pontos, o arcebispo de Curitiba enfatizou a importância da comemoração de uma data voltada à celebração do Corpo de Cristo e também explicou sobre a relevância que o Pequeno Cotolengo Paranaense tem para a cidade de Curitiba e para o Brasil. “O Pequeno Cotolengo é de respeitável porte. Aqui encontramos uma grande família, que motivada por razões de fé e solidariedade, com o coração na ponta dos dedos, toca com carinho e acaricia tantos que não são lembrados”, comentou.

A celebração contou com a presença da Banda de Música da PM-PR e de alguns voluntários do Pequeno Cotolengo Paranaense. Durante a manhã, os tapetes foram montados ao longo de toda a Organização. Ao todo, foram instalados para a celebração de Corpus Christi, mais de 600 metros com cerca de 270 tapetes, todos com temáticas religiosas.

Por conta do agravamento da pandemia da Covid-19 em Curitiba, todas as medidas sanitárias foram estabelecidas dentro do Pequeno Cotolengo, com a participação restrita de pessoas. 

 

Thais Camargo

Jornalista

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.