Orionitas em festa para recordar o trabalho de evangelização, educação e promoção da vida

Orionitas em festa para recordar o trabalho de evangelização, educação e promoção da vida

70 anos de missão no norte do Tocantins

            No dia 12 de fevereiro de 2022, na cidade de Araguaína, foi aberto um ano jubilar comemorando os 70 anos da chegada dos primeiros missionários orionitas no Tocantins, antigo norte de Goiás. Ao longo deste período, várias atividades foram realizadas, fazendo memória desta epopeia da caridade e procurando atualizar a vitalidade do carisma orionita.

Para encerrar as festividades jubilares, a cidade de Araguaína acolheu o Conselho Provincial Brasil Norte, no período de 17 a 22 de novembro. A semana foi marcada por uma intensa agenda orionita, constituída dos seguintes atos:

  1. Visita ao Hospital Dom Orione: na manhã do dia 18 de novembro, o Conselho Provincial reuniu-se com a equipe diretiva do HDO, que apresentou aos Conselheiros os feitos e desafios enfrentados pelo hospital. Deu-se destaque à amplitude de atuação do HDO que atende a tantas pessoas provenientes não apenas do Tocantins, como também dos Estados do Maranhão e Pará. Este monumento da caridade, criado em 1972, por ocasião do nascimento de Dom Orione, continua bastante atuante no desejo de fazer o bem a todos, sem excluir ninguém. No período da tarde, o Diretor provincial, Pe. Josumar dos Santos, presidiu a celebração eucarística da qual participaram os colaboradores da instituição.
  2. O segundo ato consistiu na realização da reunião do Conselho Provincial, nas dependências do Colégio Santa Cruz. Embora aconteça de maneira ordinária, a reunião se tornou particularmente significativa pelo fato de ocorrer em uma cidade marcada pelo carisma orionita, dando aos Conselheiros a oportunidade de tocar com as mãos todo o bem que se faz em nome de São Luís Orione. À noite, o Conselho se dirigiu ao Seminário Padre Pattarello, onde foi solenemente reinaugurada a capela, graças à ajuda generosa de tantas pessoas, especialmente das madrinhas das vocações.
  3. Na solenidade de Cristo Rei e festa de Nossa Senhora da Divina Providência – 20 de novembro – as atenções se voltaram para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde foi celebrada uma solene Eucaristia, marcando o encerramento do ano jubilar. No comentário inicial, fez-se memória das muitas obras e atividades que brotaram da atuação dos missionários e leigos orionitas.
  4. Na tarde do dia 21 de novembro, no auditório do Colégio Santa Cruz, foi realizada uma formação para os gestores orionitas, que atuam nas diversas realidades orionitas presentes em Araguaína. Sob a coordenação do Pe. Edson de Oliveira – Diretor do Colégio e Faculdade Dom Orione e do Pe. Bruno Rodrigues, Diretor do Hospital Dom Orione, a formação foi conduzida pelo Vigário Provincial, Pe. Jorge Rocha, que falou sobre a beleza do carisma orionita, que, na sua vitalidade, é capaz de saciar nossa fome de amar e servir.
  5. A semana se encerrou no dia 22 de novembro com uma menção honrosa à Congregação Orionita realizada pela Câmara Municipal, como reconhecimento pelo bem realizado ao longo destes 70 anos.

 

Demos graças à Providência Divina que, não obstante a nossa fragilidade, realizou grandes coisas em nós e permitiu que o carisma orionita fecundasse o coração de tantas pessoas e iluminasse a vida de tantas gerações.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.