O LOGO DO XV CAPÍTULO GERAL

 

Foi escolhido o logo do XV Capítulo Geral que tem por tema “Joguemo-nos no fogo dos novos tempos”

 

A produção gráfica escolhida foi proposta pelo publicitário e designer gráfico Savio Martins, leigo da Paróquia “Nossa Senhora Rosa Mística” de Goiânia, da Província Brasil Norte. O logo foi escolhido dentre diversas propostas enviadas à Secretaria Geral por religiosos e leigos orionitas.

 “Não foi uma escolha simples porque todas as propostas que recebemos tinham elementos que expressavam artisticamente o tema do Capítulo!”, declarou o Pe. Fabio Antonelli, Secretário Geral, encarregado de coordenar a concorrência para a escolha do símbolo que servirá para  a identificação do evento capitular. O Pe. Fabio relatou que a secretaria recebeu uma dezena de propostas que foram apresentadas anonimamente ao Conselho Geral. Os Conselheiros, então, votaram para escolher o logo que, segundo eles, expressava melhor o tema do Capítulo; somente na conclusão do processo é que foi revelado o nome do autor.

 O  Pe. Eduardo Seccati Caliman, pároco da “Nossa Senhora Rosa Mística”, explicou que o processo de elaboração do logo “iniciou da reflexão sobre o tema do XV Capítulo Geral, tendo como subsídio também a carta de convocação. O trabalho foi proposto por mim à equipe paroquial de comunicação, da qual o autor faz parte, o jovem Savio Martins, publicitário e designer gráfico, que colabora também com a arquidiocese de Goiânia e outras entidades católicas”. No processo de reflexão para identificar os vários símbolos intervieram também o Clérigo Wesley Ferreira e o Pároco.

O logo é assim representado:

Ao centro temos o olhar sereno do Pai sustentado pela mão que representa, de um lado a ação sustentadora da Providência Divina e da outra a mão previdente da caridade, “nova no estilo, na forma e nas fronteiras”. A chama viva simboliza os desafios dos tempos e ilumina o céu tingido de azul das periferias do mundo. A cruz, dentro da chama, lembra estilisticamente o símbolo do Restaurar Tudo em Cristo e nos recorda o apelo de D. Orione: “Joguemo-nos no fogos dos novos tempos”.

Obrigado ao padre Eduardo Caliman, ao Clérigo Wesley e, de modo particular, ao nosso leigo orionita, Savio Martins!

O logo já está disponível com o texto nos idiomas principais da Congregação.

Também é possível solicitar à Assessoria de Imprensa Orionita (uso@pcn.net) a imagem do logo em alta resolução com o texto em outros idiomas.