CARTA de COMPROMISSO DE RIO CLARO DOS LEIGOS ORIONITAS DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA ANUNCIAÇÃO – BRA

Fazer o bem sempre e a todos e o mal nunca e a ninguém.

 

Nós, leigos orionitas, reunidos solenemente em Rio Claro, estado de São Paulo, para o XVIII Congresso dos Orionitas da Província Sul do Brasil, dos dias 23 a 25 de maio de 2014, sob o olhar de Maria, no carisma de São Luís Orione, nosso Santo Fundador, apresentamos nossa Carta de Compromisso de Rio Claro – Leigos Orionitas da Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil SUL.

Somos um grupo de devotos de São Luís Orione, na inspiração de seus ensinamentos e na imitação de seus gestos e ações em favor dos pobres mais empobrecidos, em nome da Igreja de Jesus Cristo, na qual somos fiéis devotos e servidores.  Estivemos reunidos em 495 leigos,22 religiosas e religiosos e 15 padres de 13 cidades, com o objetivo de celebrar o Centenário das Missões Orionitas no Brasil, numa retrospectiva histórica e busca fervorosa de perspectivas para o porvir. Na unidade da fé e de ideal, assumimos os compromissos que se ilustram a seguir.

Nós, missionários,  amigos  e aprendizes de São Luís Orione como soldados da caridade e seus voluntários,  seguidores do grande Apóstolo da Caridade e da justiça divina em favor do Reino de Deus, temos como objetivo fundamental de nossas vidas  a seguir seus ensinamentos, divulgar seus pensamentos, praticar a caridade  e testemunhar seu carisma.  Como seus filhos espirituais, nos comprometemos corajosamente a buscar jovens e adultos para se envolver com sua missão e  divulgar seu carisma.

Na vida da Congregação Orionita, nos empenhamos  a seguir os exemplos deste nosso  fundador tão querido, visitando os doentes , socorrendo os necessitados  e lutando pelos pobres. Sempre participaremos da Igreja, jamais faltaremos à Eucaristia, como também rezaremos pelas vocações.

Na Igreja como fiéis orionitas, participaremos das atividades, motivaremos os jovens, daremos testemunhos aos pequeninos, protegeremos os idosos e cuidaremos das famílias. Havemos de ser solícitos na ajuda às Missões eclesiais e orionitas.

Na sociedade, tão carente do amor de Deus e da humanidade de Cristo, nos entregamos para servir a humanidade, para transformar o mundo, em nome de nossa fé, fazendo conscientizando a sociedade sobre os valores cristãos, vencendo assim a corrupção, o descuido dos governantes em relação aos grupos mais frágeis  maltratados pela sociedade hodierna.  Cuidaremos de nunca esquecer os pobres, trazendo paz e justiça.

Por esta carta de compromisso, assumimos, em nome de Deus, Pai da Providência, no coração de Jesus Cristo, seu Filho Divino, sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, guiados pela luz divina do Espírito Sagrado, haveremos de ser fiéis para sempre e a cada dia entregar nossas vidas, para que se realize no mundo o ideal de nosso Pai Fundador, como ele imprimiu em nossos corações desde os primeiros anos gloriosos e memoráveis de sua fundação.

Testemunhamos, aclamamos e assumimos com amor filial este compromisso e que a graça divina nos preserve na fidelidade e na veracidade deste compromisso, firmado diante da Trindade Santa.

Que a graça divina nos fortaleça neste compromisso.

MLO em Rio Claro, São Paulo,  25 de maio de 2014

 

 

 

Share This