MEMORIAL ACHIROPITA-ORIONE – REINAUGURAÇÃO / BRASIL SUL-MOÇAMBIQUE

MEMORIAL ACHIROPITA-ORIONE – REINAUGURAÇÃO / BRASIL SUL-MOÇAMBIQUE

No dia 31.07.22  domingo as 10h, após a missa celebrada pelos padres Luiz Antonio Miotelli – Diretor Provincial, Pe. Bogaz – paroco e Pe. Edson Teixeira de Lima – vigário, foi reinaugurado o “Memorial Achiropita-Orione no Bixiga”, que contou com a presença do Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e demais autoridades, e também presentes a comunidade local, e comunidades orionitas vindo da Granja Viana, Cotia, Rio Claro – SP, Joinvile – SC, amigos e familiares do pároco.

Criado com o intuito de oferecer um conteúdo diferenciado, a abordagem será sob um olhar mais humano e próximo do público, que já possuem intimidade com os equipamentos e espaços pertencentes a Igreja. As visitas não serão apenas contemplativas, promoveremos um processo de apropriação e preservação do patrimônio Histórico, Religioso, Humano e Cultural.

Recém-concluído, o espaço está estruturalmente pronto, contando com acessibilidade para o acesso ao primeiro andar, onde conta com a exposição artística das obras do Pe. Antônio Sagrado Bogaz  e com a exposição Mangia Che te fa bene, uma homenagem à memória dos precursores de objetos cedidos pelas cantinas tradicionais do bairro, completando o memorial que no piso térreo já conta com painéis ilustrativos e as histórias da fundação do Bairro do Bixiga, da Igreja Nossa Senhora Achiropita e algumas relíquias de São Luís Orione, vindas da Itália.

Histórico

A primeira ideia de se montar esse espaço surgiu em 2006, com a organização de uma pequena mostra durante a 80ª Edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita. Em 2019 o projeto ganhou força e amplo conceito a partir da conquista de um espaço próprio e permanente, que deu a oportunidade de preservar e profundar o conhecimento na formação histórica da cidade de São Paulo e do bairro do Bixiga, que se fundem com as de Nossa Senhora Achiropita e de São Luís Orione.

A primeira etapa das obras do Memorial que contemplou o piso térreo e permitiu a sua inauguração em 21/08/2021, data em que se comemorou o centenário da primeira viagem de São Luís Orione ao Brasil (1921), foi realizada com recursos próprios da Instituição Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita e doações da sociedade civil.

Ao final de 2021, o equipamento foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e, os recursos financeiros aportados no início de 2022, serviram para finalizar as obras estruturais do piso superior e a acessibilidade.

Para a próxima etapa, buscamos recursos para a climatização do ambiente, implantação de tecnologia, digitalização do acervo e formação de equipe. O Memorial tem a pretensão e função de formar, acolher e transformar, pois, será um centro de estudo e pesquisa, espaço multiuso à disposição da comunidade, escolas e instituições do entorno; que poderão acessar seu espaço e conteúdo, e ainda, contará com uma programação contínua com exposições permanentes e itinerantes, cursos de educação patrimonial e preservação da memória, entre outros.

Exposição Artística – Pe. Bogaz e seus Amigos

Pe. Bogaz faz pinturas, modestamente, há muitos anos e, segundo ele faz de suas obras a manifestação de seu carinho pelas pessoas “Pintar é a arte de colocar em imagens visíveis os sentimentos da alma”, em suas palavras. Ainda, em sinal de amizade, aproximação com a comunidade e democratização do espaço, convidou alguns amigos à exporem com ele.

Exposição Mangia Che te fa bene:  uma homenagem à memória dos precursores de objetos cedidos pelas comercio e cantinas tradicionais do bairro.

O Memorial Achiropita-Orione no Bixiga, fica na rua Treze de maio, 432 – Bela Vista –São Paulo – Brasil.

Informações sobre visitação: 11 3106.72.35 – Secretaria Paroquial

                                                   

 

Pascom Achiropita –  Eva Yu Bertani

Imagens – Paulo Celso Takahashi  

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.