Irmãs Sacramentinas Cegas

 

 
O trabalho pastoral realizado é a pastoral da escuta por telefone, internet, cartas, conversas individuais.  Ensinam o braile e ensinam catequese para aqueles que as procuram. Nos trabalhos manuais da comunidade religiosa, confeccionam tricô, terço e zelam pela limpeza da casa.
 

IRMÃS SACRAMENTINAS CEGAS
Centro de Espiritualidade São Luís Orione

Rodivia Raposo Tavares, Km 26, nº 26.200
Granja Viana
CEP: 06700-970
COTIA-SP
Fone: (11) 4702-3616
E-mail: sacra.pimc@yahoo.com.br

Ir. Maria Alice A. Martins
Ir. Maria de Fátima I. Vieira
Ir. Maria das Graças Cal Dias


As irmãs sacramentinas cegas, ramo das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade  moram na Granja Viana em em Cotia. A alegria de servir a Deus, mesmo diante dos limites da visão, faz das irmãs sacramentinas sinal da presença de Deus na vida de todos aqueles que as procuram.


1. As irmãs sacramentinas fazem parte das Pequenas irmãs missionárias da caridade. Que inspiração teve Dom Orione ao fundar este ramo de irmãs cegas?

Dom Orione fundou duas congregações religiosas: Os Filhos da Divina Providência (padres, irmãos e eremitas) e as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (irmãs de vida ativa e irmãs contemplativas não videntes). Quando era diretor espiritual em um colégio de cegos,  colégio Regina Margherita em Roma, foi convidado pelo diretor Augusto Romagnoli a fundar uma congregação feminina para jovens cegas e que ali no colégio havia algumas moças piedosas e que viviam como irmãs. Dom Orione refletiu a proposta e após longas noites rezando da janela da cúpula da catedral de Tortona que dava de frente ao sacrário, olhou para aquela lâmpada acesa ao lado do Santíssimo e disse: “Ó lâmpada, cede o teu lugar para que eu possa ficar ao menos um dia para ficar–me consumindo por amor a Jesus”. Este pensamento de Dom Orione serviu de inspiração para a fundação do futuro ramo das irmãs sacramentinas. Na mesma noite teve uma visão! Diante do sacrário  viu as sacramentinas em adoração com o hábito branco e o escapulário vermelho com a eucaristia e os raios do sol.  De repente veio a inspiração e fundou o ramo das irmãs adoradoras cegas (sacramentinas) e pensou numa atividade para as irmãs.
Dizia que as sacramentinas deveria ser como o sol que irradia o mundo. As sacramentinas vestem o hábito branco por causa da Eucaristia e o escapulário vermelho lembrando o sangue do Redentor derramado pelo amor à humanidade. Na sua nascente congregação, Dom Orione já queria unir a vida ativa com a vida contemplativa.

 

2.  Como é o dia a dia de vocês e que tipo de apostolado realizam.

As sacramentinas santificam o dia rezando as 7 orações das liturgia das horas e diariamente a adoração ao Santíssimo Sacramento. A adoração é feita pela manhã e à tarde. 
O trabalho pastoral realizado é a pastoral da escuta por telefone, internet, cartas, conversas individuais.  Ensinam o braile e ensinam catequese para aqueles que as procuram. Nos trabalhos manuais da comunidade religiosa, confeccionam tricô, terço e zelam pela limpeza da casa.