
17 fev Expansão e bênção, de Curitiba a Joinville, visita do Diretor Geral – Província Brasil Sul / Moçambique
De 9 a 11 de fevereiro, o Diretor Geral, Pe. Tarciso Vieira, visitou algumas realidades orionitas da Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul / Moçambique.
A visita começou em São José dos Pinhais (SC), onde se encontram a Casa de Noviciado e a Quase Paróquia São Francisco e Santa Clara. Em seguida, ele foi a Quatro Barras (PR) onde os orionitas administram uma escola, a Paróquia São Sebastião e o Seminário Pio XII. Por fim, visitou Curitiba, que hospeda, além da Paróquia Santa Quitéria também o Instituto Filosófico João Paulo II e o Complexo de Saúde do Pequeno Cotolengo Paranaense, do qual depende o novo Cotolengo de Joinville. Esta cidade do Estado de Santa Catarina viu a chegada dos orionitas em 2019 que foram para assumir os cuidados pastorais da Paróquia N.S. de Caravaggio.
Durante a visita, foi dedicada especial atenção à realidade de Joinville, onde está surgindo o novo Cotolengo Joinvilense inspirado no modelo do Pequeno Cotolengo de Curitiba, com o objetivo de oferecer assistência aos mais necessitados. Este projeto, em particular, foi tornado possível graças à compra de um terreno em 2020, oferecerá atividades e serviços em apoio às pessoas com transtornos do espectro do autismo e prevê a construção de um centro multidisciplinar junto a três casas-família, destinadas ao acolhimento de 24 pessoas com múltiplas deficiências.
A recente visita do Diretor Geral, pela primeira vez a Joinville, fortaleceu ainda mais o empenho da comunidade. Durante a sua estada, P. Vieira teve a oportunidade de encontrar as famílias e os leigos do Movimento Orionita e de abençoar o local destinado à realização do Pequeno Cotolengo. Esse acontecimento representou um momento significativo de oração e partilha, evidenciando a importância do Carisma de D. Orione na região.
O Diretor Provincial, Pe. Rodinei Thomazella, que acompanhou o Pe. Tarcisio Vieira durante a visita, explicou que a conclusão da obra está prevista até o final de 2025 e irá expandir a rede de suporte e de evangelização caritativa querida por São Luís Orione. Este projeto, de fato, não somente responde a exigências locais, mas perpetua também uma herança de caridade e de ações, segundo as quais «a caridade tem fome de ação».
Dirigindo-se depois a Curitiba, Pe. Tarcísio conseguiu detectar a importância e o desenvolvimento do Complexo de Saúde do Pequeno Cotolengo em oferecer uma vasta gama de serviços sociais e de saúde, bem como, de educação especial. O Complexo celebra neste ano 60 anos de atividades e está capacitado a administrar 212 leitos para pessoas com múltiplas deficiência, em condições vulneráveis ou abandonadas, fornecendo anualmente mais de 400.000 prestações de serviços de saúde através de 42 especialidades médicas e terapias. As estruturas incluem uma escola para educação especial voltada para a infância, assim como a instrução primária aos adultos; isto reflete o empenho da organização em educar e em assistir aos necessitados.
«Saber que a presença de D. Orione e a sua inspiração cresceram tanto aqui – disse o Diretor Geral – demonstra que a “semente do carisma” encontrou terreno fértil. Mas esta terra fértil não produziria nada sem aqueles que cultivam a semente da caridade. Por isso, quero agradecer a cada um de vocês. A minha visita é breve, mas eu gostaria de conhecer o nome de todos, porque a história tem um nome e vocês são aqueles que a escrevem».
Pe. Tarcisio Vieira, depois, parafraseando o conceito de “movimento” expressou a necessidade de um empenho contínuo e dinâmico para prevenir a “estagnação”. «O dia em que vocês se acomodarem e disserem ‘não há mais nada a fazer‘ – afirmou -, será o começo da ruína do Pequeni Cotolengo. Esta obra precisa de movimento constante, assim como um coração pulsante e vocês são esse coração».
O Diretor Geral também participou da bênção inaugural do novo auditório e da Casa Lar D. Antônio Dárida, obras que serão entregues no final deste semestre. Partilhando uma mensagem inspiradora para o futuro, relembrou a todos que «basta continuar a caminhar que a estrada revelará o caminho. O Pequeno Cotolengo tem um imenso potencial e, com o emprenho de todos, se tornará a grande cidade da caridade que D. Orione sonhava».
Pe. Rodinei Thomazella reiterou que a visita do Pe. Tarcísio «reafirma o empenho da Congregação em direção aos princípios da fé, serviço e caridade e se espera que renove a inspiração de todos aqueles que dedicam suas vidas a esta nobre missão».
Finalmente, Pe. Tarcisio Vieira juntamente com o Diretor Provincial fez uma visita à Paróquia Santa Quitéria em Curitiba, onde celebraram a Santa Missa na presença dos religiosos, das comunidades vizinhas e dos leigos do MLO. Esta Celebração representou uma importante oportunidade de festejar o 50º aniversário de sacerdócio do Pe. José Deboita, ocorrido em 8 de dezembro passado. É necessário sublinhar que, naquele momento, Pe. Deboita se encontrava internado no hospital. No dia 11 de fevereiro, junto com o Diretor Geral, pôde expressar sua gratidão ao Senhor pelo dom da vida sacerdotal.
Sorry, the comment form is closed at this time.