10 set Especialistas discutem avanços na cardiologia durante simpósio do Hospital Dom Orione
Evento fez parte das comemorações dos 49 anos do hospital e reuniu especialistas do Brasil e do exterior em Araguaína
O Hospital Dom Orione promoveu, nos dias 5 e 6 de setembro, no Espaço Cultural de Araguaína, o 1º Simpósio Internacional de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. O encontro integrou as comemorações do terceiro ano do tríduo preparatório rumo ao Jubileu de Ouro, que será celebrado em 2026, marcando os 50 anos da instituição. Neste ano, a reflexão teve como tema “49 anos de inovação tecnológica”.
Programação científica
A programação contou com mesas-redondas e conferências que abordaram temas como síndrome coronariana aguda, doença arterial coronária crônica, valvopatias, doenças da aorta, cuidados perioperatórios e avanços em cirurgias minimamente invasivas. Também estiveram em pauta os impactos da obesidade, do uso de anabolizantes e de fatores ambientais na saúde cardiovascular.
Participação internacional
Entre os destaques estiveram o professor doutor Ruggero de Paulis, da Universidade Camiliana e European Hospital de Roma, e o professor doutor Ricardo Gelpi, reitor da Universidade de Buenos Aires, que realizou conferência e visita técnica ao hospital.
“Quero agradecer a visita e a hospitalidade que recebi ao vir ao simpósio e ao Hospital Dom Orione. Padre Bruno me recebeu e toda a sua equipe com carinho e respeito. Uma boa equipe de profissionais. Me impressionou bastante a estrutura que o hospital tem”, afirmou Gelpi.
Declarações
O diretor-presidente do Hospital Dom Orione, padre Bruno Rodrigues, ressaltou o simbolismo do encontro:
“O simpósio é parte de nossa missão de cuidar das pessoas, celebrando os 49 anos do hospital com ciência, inovação tecnológica e compromisso com a vida.”
Já o professor doutor Henrique Furtado avaliou positivamente o evento:
“Concluímos o 1º Simpósio de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular comemorativo dos 49 anos do Hospital Dom Orione. Este evento foi fantástico, com organização impecável e palestrantes que nos brindaram com ensinamentos internacionais. Foi um verdadeiro celeiro de aperfeiçoamento para atender cada dia melhor nossos pacientes.”
Homenagens
Durante o simpósio, os médicos pioneiros da cardiologia no Hospital Dom Orione foram homenageados. O serviço, que completa 25 anos, foi o primeiro do Tocantins e se tornou referência para toda a região Norte do país.
Sorry, the comment form is closed at this time.