Especialistas discutem avanços na cardiologia durante simpósio do Hospital Dom Orione

Especialistas discutem avanços na cardiologia durante simpósio do Hospital Dom Orione

Evento fez parte das comemorações dos 49 anos do hospital e reuniu especialistas do Brasil e do exterior em Araguaína

O Hospital Dom Orione promoveu, nos dias 5 e 6 de setembro, no Espaço Cultural de Araguaína, o 1º Simpósio Internacional de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. O encontro integrou as comemorações do terceiro ano do tríduo preparatório rumo ao Jubileu de Ouro, que será celebrado em 2026, marcando os 50 anos da instituição. Neste ano, a reflexão teve como tema “49 anos de inovação tecnológica”.

Programação científica

A programação contou com mesas-redondas e conferências que abordaram temas como síndrome coronariana aguda, doença arterial coronária crônica, valvopatias, doenças da aorta, cuidados perioperatórios e avanços em cirurgias minimamente invasivas. Também estiveram em pauta os impactos da obesidade, do uso de anabolizantes e de fatores ambientais na saúde cardiovascular.

Participação internacional

Entre os destaques estiveram o professor doutor Ruggero de Paulis, da Universidade Camiliana e European Hospital de Roma, e o professor doutor Ricardo Gelpi, reitor da Universidade de Buenos Aires, que realizou conferência e visita técnica ao hospital.

“Quero agradecer a visita e a hospitalidade que recebi ao vir ao simpósio e ao Hospital Dom Orione. Padre Bruno me recebeu e toda a sua equipe com carinho e respeito. Uma boa equipe de profissionais. Me impressionou bastante a estrutura que o hospital tem”, afirmou Gelpi.

Declarações

O diretor-presidente do Hospital Dom Orione, padre Bruno Rodrigues, ressaltou o simbolismo do encontro:

“O simpósio é parte de nossa missão de cuidar das pessoas, celebrando os 49 anos do hospital com ciência, inovação tecnológica e compromisso com a vida.”

Já o professor doutor Henrique Furtado avaliou positivamente o evento:

“Concluímos o 1º Simpósio de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular comemorativo dos 49 anos do Hospital Dom Orione. Este evento foi fantástico, com organização impecável e palestrantes que nos brindaram com ensinamentos internacionais. Foi um verdadeiro celeiro de aperfeiçoamento para atender cada dia melhor nossos pacientes.”

Homenagens

Durante o simpósio, os médicos pioneiros da cardiologia no Hospital Dom Orione foram homenageados. O serviço, que completa 25 anos, foi o primeiro do Tocantins e se tornou referência para toda a região Norte do país.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.