17 nov Encontro do MLO Territorial Brasil-Norte
O Instituto Dom Orione de Brasília sediou entre os dias 12 e 14 de novembro o encontro dos coordenadores locais do Movimento Laical Orionita do Territorial Brasil Norte.
Este encontro tradicionalmente acontece no mês de novembro tem a finalidade de avaliar as atividades do ano corrente e também para planejar as do ano seguinte, mas, sobretudo, de fortalecer os laços de família mediante os momentos de espiritualidade e de convivência fraterna.
O encontro foi uma oportunidade para refletir sobre temas fundamentais para a igreja contemporânea. Para tal, no primeiro dia de encontro, contaram com a contribuição do Pe. Marcos, assessor da CNBB, que refletiu sobre o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Uma Igreja em saída, reavivar a força dos leigos.”
Houve um segundo momento de reflexão, desta vez, com o Pe. Sebastião Tigre, religioso orionita e pároco da Paróquia São Luís Orione de Palmas, que apresentou o tema: “A esperança não nos engana (Rm 5,5) MLO: Leigos que caminham com fé e esperança, mesmo no escuro”.
No segundo dia de encontro, quando se Fez o planejamento das atividades, houve um rico momento de partilha sobre as experiências dos leigos e leigos na caminhada em cada realidade dos MLOs locais.
Estavam presentes 26 coordenadores locais que vieram das diversas realidades do Territorial Brasil Norte. Leigos que vieram de Poxoreu-MT, Buritis-RO, Porto Velho, Caucaia-CE, Belém- PA, Goiânia-Go, Araguaína-TO, Palmas-TO, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Santos Dumont-MG, Espírito Santo-ES e também de São Paulo-SP.
Sobre o encontro, expressou o Pe. Josiano, conselheiro espiritual do MLO-Brasil Norte: “Agradecemos a presença de todos e todas. Foram momentos de oração, celebração, partilha e convivência, que muito contribuirão para fortalecer e animar a presença dos leigos e leigas nas diversas realidades orionitas”.
Este foi o primeiro encontro presencial dos coordenadores após as paralisações impostas pela pandemia da COVID-19. Durante aquele momento o MLO continuava vivo e eficaz através de encontros semanais com a reza do terço virtual e outras atividades que serviram para aproximar a família carismática orionita através das redes, mesmo em tempos difíceis.
Sorry, the comment form is closed at this time.