Encontro de Formação dos novos conselhos provinciais da América Latina

Encontro de Formação dos novos conselhos provinciais da América Latina

O Encontro de Formação Permanente para os novos Conselhos Provinciais da América Latina, programado pelo Conselho Geral, foi realizado entre os dias 22 e 24 de fevereiro, por videoconferência.

“Conselho provincial: uma comunidade de governo, com estilo sinodal, segundo nossas Constituições” foi o tema do encontro de formação solicitado, organizado e conduzido pelo Conselho geral, para os novos Conselhos provinciais da América Latina que cumprirão seu mandato no período de três anos 2021-2023.

O encontro, que devido à emergência sanitária que envolve todo o planeta, foi realizado via videoconferência, iniciou com a análise tema: “a comunidade governamental”. O Conselho geral, ao falar do papel e da estrutura do “Conselho provincial”, recordou como é importante, no cumprimento do seu papel, “olhar para Dom Orione e as Constituições”, convidando-nos a “construir uma comunidade fraterna em que Deus e o ame acima de tudo ”. Em particular, foi enfatizado que o “Conselho provincial é uma comunidade, a” primeira comunidade “da Província”. Esta comunidade “é muito mais do que o grupo de confrades com quem se vive habitualmente, ou a casa em que se vive”, porque “para ser comunidade é necessária uma força unificadora, isto é,” um ethos compartilhado “. Na vida consagrada, este ethos unificador é chamado de “carisma”. 

O carisma – especifica o Conselho geral – não é apenas uma tarefa a cumprir (atenção aos pobres, empenho no campo educacional ou da saúde), mas, antes de tudo, é uma forma de “sentir Deus e sentir-nos diante dele “. É uma experiência compartilhada de Deus que nos torna comunidades feitas à sua imagem e semelhança, nos limites da experiência carismática. Esta forma particular de sentir diante de Deus nos coloca em um espaço eclesial e social particular. O ethos compartilhado, portanto, vai além das obras em que vivemos e trabalhamos, mas gera comunidades ampliadas de vida e ação transformadoras ”. No entanto, é preciso destacar que “a comunidade não pode ser fruto de um programa imposto, mas de um desejo compartilhado ou de uma busca. Uma comunidade nasce de todos acreditarem nas mesmas coisas e não da realização de um trabalho de sucesso. O que constrói uma comunidade ou a gera não é o grupo bem organizado, mas as interações dentro dele ”.

Se o Conselho Provincial é uma “comunidade” de governo, quais são as consequências em seu estilo de autoridade? Estes foram os pontos essenciais levados em consideração durante o encontro:

  • Na vida consagrada, a autoridade é antes de tudo uma autoridade espiritual. Uma autoridade é “espiritual” quando se coloca a serviço do que o Espírito quer realizar com os dons que distribui a cada membro da família, dentro do projeto carismático do Instituto.
  • A autoridade é chamada a promover a dignidade da pessoa, prestando atenção a cada membro da comunidade e ao seu caminho de crescimento, dando a cada um a sua estima e consideração positiva, nutrindo um afeto sincero por todos, guardando com privacidade as confidencias recebidas. 

  • A autoridade é chamada a inspirar coragem e esperança nas dificuldades; deve ajudar a acolher as dificuldades do momento presente, lembrando que fazem parte dos sofrimentos que muitas vezes são disseminados no caminho que conduz ao Reino.

Enfim, a autoridade é chamada a manter vivo o carisma da própria família religiosa.

No dia 23, foi realizado um trabalho de grupo em cada Província para traduzir a reflexão feita em linhas concretas. Já no dia dia 24, o encontro foi concluído com um relatório do Ecônomo Geral sobre “Administração e economia: pontos de atenção nestes tempos”. 

Texto adaptado.

Confira o original em: http://www.donorione.org/Public/ContentPage/lincontro_di_formazione_per_i_nuovi_consigli_provinciali_dellamerica_latina.asp

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.