ENAJO-BH23: “Juventude Orionita: corações ardentes, pés a caminho”

ENAJO-BH23: “Juventude Orionita: corações ardentes, pés a caminho”

De 20 a 23 de julho, a capital mineira sediou, pela terceira vez, o Encontro Nacional dos Jovens Orionitas (ENAJO), que, nesse ano, foi realizado de forma interprovincial, envolvendo as três Províncias Brasileiras: Nossa Senhora de Fátima (Brasil Norte), Nossa Senhora da Anunciação (Brasil Sul/Moçambique) e Nossa Senhora Aparecida (das Irmãs Orionitas).

O primeiro ENAJO interprovincial aconteceu, justamente, na cidade de Belo Horizonte, em março de 2003, com o tema: “Juventude Orionita, um coração sem fronteiras”. Após 20 anos e motivados pelo Ano Vocacional no Brasil, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema escolhido foi: “Juventude Orionita: corações ardentes, pés a caminho”, fundamentado na passagem dos discípulos de Emaús (Lc. 24, 13-35).

Já no primeiro dia de evento, os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Divina Providência, local sede, puderam perceber que o coração da igreja matriz batia com maior vitalidade, ao receber inúmeras caravanas que vieram das diversas regiões do Brasil. Com muito brilho no olhar e sorriso no rosto, os jovens escondiam o cansaço das inumeráveis horas de viagem que precisaram enfrentar nas longas estradas que, naquele dia, ligavam os diversos cantos do país em um único lugar.

Durante à noite, realizaram a cerimônia de abertura, na qual, o Pe. José Carlos de Rezende, representando o Diretor Provincial Brasil Norte, saudou e acolheu todos os “enajistas”. Na ocasião, houve a fala dos Conselheiros Provinciais responsáveis pela juventude: Pe. Geraldo Dionízio e Pe. Ricardo Paganini, bem como dos jovens que representaram a coordenação do Movimento Juvenil Orionita: Artur Fonseca e Keith Uaska. Também as Irmãs orionitas presentes puderam expressar a alegria de participarem deste evento. Encerrou-se as atividades daquele dia com o acendimento da chama – que permaneceu acesa durante todo encontro – e com a oração de abertura que levou os enajistas a fazerem a experiência de Emaús para reconhecerem Jesus caminhando com eles, trazendo esperança e alegria aos corações.

A primeira atividade do dia 21 de julho foi a palestra do Frei Caio Pereira OSA, com o tema: “Juventude Missionária: Pés a caminho”, na qual, os enajistas puderam aprofundar ainda mais sobre o tema proposto para o encontro. Em seguida, os jovens, com o auxílio dos religiosos e das religiosas, tiveram contato com alguns escritos de São Luís Orione, criando rodas de conversa e partilha.

Durante a tarde, continuaram a se aprofundar na espiritualidade da família carismática orionita, sobretudo, a partir das histórias dos santos de família, por meio de um Whorkshop conduzido pelos jovens do Movimento Juvenil Orionita da Província Sul.

Houve, na noite do dia 21, a celebração da Santa Missa, presidida pelo Diretor Provincial Brasil Sul/Moçambique – Pe. Luiz Antônio Miotelli, seguida de uma caminhada luminosa pelas ruas da capital mineira com destino ao Lar dos Meninos Dom Orione, onde os jovens puderam encerrar as atividades daquele dia, com os joelhos dobrados, velas nas mãos e com os corações ardentes diante do Santíssimo Sacramento.

Já no dia 22 de julho, aconteceu uma segunda palestra, no período da manhã, sobre o ano vocacional, com o tema: “Juventudes e vocações: uma visão da Igreja no Brasil sobre o Ano Vocacional com ênfase nas juventudes”. Durante a tarde, através do Painel Missionário, Pe. Edson Oliveira e Diácono Lucas convidaram o Pe. Ricardo Paganini, os Clérigos Marcos Chaves e Gito Jorge, a Irmã Anselma Aparecida e os jovens Ciro de Hollanda e Andrelan Correa para relatarem suas experiências missionárias no Brasil e fora dele.

As atividades do terceiro dia de encontro foram encerradas com a noite cultural, na quadra do Lar dos Meninos Dom Orione, com o tema das tradicionais festas juninas. Além das comidas típicas e da dança da quadrilha, algumas caravanas puderam apresentar um pouco da cultura de seus Estados, como a famosa dança do Carimbó. Pela primeira vez no ENAJO, houve uma apresentação de uma dança folclórica típica do estado do Amazonas, interpretada pelo representante daquele estado, o jovem Andrelan Correa.

No domingo, dia 23 de julho, o encontro foi encerrado com a missa de envio, presidida pelo Diretor Provincial Brasil Norte – Pe. Josumar dos Santos, que durante a homilia, enfatizou sobre a missão e o compromisso de Jesus em anunciar o Reino de Deus e fazendo alusão às três parábolas: do grão de mostarda, do semeador e do joio e do trigo, exortou os jovens a não desanimarem mas a prosseguirem no testemunho de seguidores de Jesus, fazendo diferença no mundo, assim como o pequeno grão de mostarda.

No fim da celebração, os representantes da coordenação do MJO, Artur Fonseca e Keith Uaska, manifestaram seus agradecimentos a todos os responsáveis pela organização do encontro, especialmente a Mariângela Cunha, que esteve à frente do MJO da Província Norte por dez anos, e coordenou a organização do ENAJO-BH2023.

Esse foi um tempo de graça e de aprofundamento do carisma de São Luís Orione, que tinha tanto apreço pela juventude. Nas redes sociais se pode ver inúmeros comentários dos jovens, como esse: “o ENAJO é uma experiência incrível, só quem já viveu consegue explicar o que isso significa!”.

“Não ardia o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32)

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.