Don Giuseppe Zambarbieri

Terceiro sucessor de Dom Orione

1963 a 1975

 

Don Giuseppe Zambarbieri , terceiro sucessor do Pai Fundador, (Diretor Geral de 1963 a 1975) , natural de Pecorara (Piacenza) em 1915,  morreu em Roma em 15.01.1988, aos 73 anos, 44 de Profissão  e 46 de Sacerdócio.  Está sepultado na cripta do Santuário de Nossa Senhora da Guarda em Tortona.

Jovem estudante do ensino médio entrou no Colégio “San Giorgio” de Novi Ligure onde conheceu e ficou fascinado por Dom Orione, a quem seguiu e serviu com filial devoção e inteligência. Esteve por algum tempo ao seu lado, como leigo, como secretário e testemunha de confidências e exemplos sagrados. Tornou-se primeiro padre, em 1941, e depois padre religioso, em 1943.

Don Zambarbieri desempenhou  muito bem as várias tarefas confiadas a ele na Congregação. Foi diretor em Novi Ligure e, em seguida, no Pequeno Cotolengo em Milão. Em 1958 tornou-se Vigário Geral da Congregação e mais tarde, Superior Geral de 1963 a 1975.  Participou como convidado do Concílio Vaticano II e tornou-se um entusiasta divulgador do mesmo.

Exigente, inteligente e oportuno nas relações, de doutrina sólida e fidelidade eclesial, manteve relações fortes e ativas com muitos religiosos em toda a Itália e em outros lugares. Em 1980, um ataque cardíaco limitou prematuramente sua atividade. Faleceu em 15 de janeiro de 1988.

Dom Zambarberi desfrutou da grande estima do Fundador que reconheceu seu valor quando ainda era um jovem estudante. “Tenho vários bons filhos – escreveu Dom Orione, um é Zambarbieri. É uma pérola em todos os aspectos“. Ele queria se espelhar  totalmente   – intus et in cute – em  Dom Orione. Viveu  inspirando-se  nesse excelente exemplo em todas as áreas da vida. Ele soube deixar nas pessoas com um perfume estimulante de santidade e humanidade.

Desde 15 de janeiro de 2000, seu corpo repousa na cripta do Santuário de Nossa Senhora da Guarda em Tortona, perto dos outros Pais da Congregação.