Don Giuseppe Masiero

Quinto sucessor de Dom Orione

1987 a 1991

 

Don Giuseppe MASIERO, quinto sucessor de Dom Orione. Nasceu em Milão (Itália), morreu em Caracas (Venezuela) em 1991, aos 60 anos, 42 de Profissão e 32 de Sacerdócio.

 

Quando  participou do  Oratório da paróquia dos Orionitas  em  Milão, teve a graça de ver Dom  Orione pregando na igreja anexa ao Pequeno Cotolengo. Nunca imaginou que, anos depois, ele o sucederia.  Fez o noviciado e a profissão religiosa na Villa Moffa em Bra.
Os superiores apresentaram-no como um religioso manso, jovial, aberto, distinguido pelo estudo e pela conduta; vocação piedosa, angelical, generosa, segura.

Após seu tirocínio em Campocroce (Veneza),   frequentou  teologia na Universidade Gregoriana de Roma e tornou-se padre em 1959.

Começou sua vida sacerdotal no seminário de Botticino (Brescia) como assistente e depois diretor. Disponível nas mãos dos superiores, em 1968 foi enviado para Boston e, em 1971, para a Inglaterra como Mestre dos Noviços e como delegado regional em Londres.

Tornou-se conselheiro geral em 1981, encarregado da formação e do Instituto Secular. No Capítulo de 1987, foi eleito Superior Geral. 

À frente da Congregação, seu profundo senso de responsabilidade, a capacidade de sofrer pelos irmãos e irmãs, a serenidade e a afabilidade constantes, fruto da confiança na Providência Divina, vieram à tona; paciente e compreensivo, era verdadeiramente irmão e pai de todos.

Abriu novos horizontes para a Congregação no Leste (Filipinas) e nos países da Europa Oriental: Romênia, Bielorrússia, Albânia. O Senhor o chamou –  juntamente com outros dois confrades e um jovem voluntário – quando, durante uma viagem à Venezuela, sofreu um acidente de avião.