DOM ORIONE E O TRABALHO

As experiências e os ensinamentos de Dom Orione nos deixam algumas indicações em nossa vida cristã que muitas vezes precisamos superar. De um lado a “espiritualidade” e do outro a “ação”, quase como duas dinâmicas separadas e às vezes, também, em contraposição. Em toda e qualquer ação sempre em primeiro lugar vinha a oração em sua na vida. A sua satisfação era chegar ao final do dia exausto sabendo que o cansaço foi superado fazendo o bem a alguém.

Dom Orione cresceu em um período de desequilíbrio social e em sua juventude esteve ao lado de camponeses e operários, sempre ao serviço dos pobres mais pobres. Intervém em favor do proletariado despertando uma consciência social, com um progressivo horizonte embasado no Evangelho.

 

Sempre na defesa da justiça, Dom Orione pregava a inquietação e motivava a organização e a união dos trabalhadores, buscando a dignidade junto ao interesse e lembrando-os de que a união os tornava fortes como cristãos abençoados por Deus e qu pela Igreja todos venceriam.

 

É preciso retomar o significado do trabalho, inspirando-se nos ensinamentos de Jesus, operário por excelência, em amorosa obediência ao desígnio de seu Pai, nesta perspectiva pode-se compreender o valor do trabalho. Conhecemos a história de muitos apóstolos que foram homens de muita fé, de grande caridade, de grande sacrifício e que foram incansáveis operários para o Reino de Deus.

 

O Trabalho é a lei de vida da humanidade, desde quando Deus marcou – “comerás o pão com o suor do teu rosto” (Gn 3,19).

 

Oração, trabalho, temperança são três pérolas preciosíssimas que devem resplandecer sobre os trabalhadores cristãos.

 

Dom Orione nos diz: “Devemos ser grandes trabalhadores; os trabalhadores da humildade, da fé, da caridade! Grandes trabalhadores das almas, grandes trabalhadores da Igreja… mas estou dizendo trabalhadores? É pouco, muito pouco! Devemos ser os carregadores de Deus!”

Para Dom Orione o trabalho não tem somente uma finalidade produtiva, mas também fundamentalmente santificadora.

 

Percebe-se, assim, que o trabalho deve ser o caminho para cada pessoa exercer a sua vocação, poder experimentar a alegria de contribuir com dons e aptidões na construção de um tempo novo, pautado na justiça e na paz, colaborando com a obra do Criador. Qualquer exploração de homem sobre homem deve ser suprimida, em nome de Cristo, dizia Dom Orione.

 

A definição de trabalho resulta de um processo de criação histórica, no qual seu desenvolvimento é concomitante à evolução dos modos e relações de produção e da organização da sociedade. O trabalho é considerado um dos valores fundamentais do ser humano e que ainda exerce importante papel com vistas à sua autorrealização e sua subjetividade, bem como contribui para o desenvolvimento de sua ideologia.

 

Os resultados do trabalho são os valores relacionados aos motivos que levam uma pessoa a trabalhar, como por exemplo, obter prestígio e retorno financeiro, manter-se em atividade, o contato social e relações interpessoais, sentir-se útil para a sociedade, entre outros.

 

O trabalho, em contrapartida, é algo que é construído a partir de um ideal, uma vontade e há prazer pessoal em sua realização.

 

O Trabalho nas Obras Orionitas, não deve ser somente um cargo ou uma posição, deve ser uma atividade que tenha significado para o trabalhador. Aprendemos com Dom Orione que devemos trabalhar e trabalhar muito, sempre para beneficiar aos mais desfavorecidos.

 

Para Dom Orione, todos devem sentir a chama que arde em nosso coração e ali encontrar Deus e Cristo!

 

Marly Tokarski