HOSPITAL DOM ORIONE

PASTORAL DA SAÚDE DO HOSPITAL DOM ORIONE

 

A Igreja Católica no Brasil sempre se preocupou com os doentes, através da Pastoral dos Enfermos, quer nos hospitais ou a domicílio. A partir do I Seminário Nacional da Saúde, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil, em 1977, começaram a surgir experiências de saúde comunitária em algumas regionais. Com a Campanha da Fraternidade de 1981, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo como lema "Saúde para todos", vários grupos, em todo o País, iniciaram a caminhada na reflexão e no trabalho, visando atender o povo mais carente e desprovido de orientação e formação para a saúde. No encontro Nacional de Pastoral da Saúde, realizado em 1986 pela CNBB, definiu-se o que entender por Pastoral da Saúde.

 

A Pastoral da Saúde é expressão da fé cristã, é uma ação orgânica de todo o povo de Deus. Assume, assim, um compromisso comunitário, evangelizador e adequado às necessidades de cada realidade. A Pastoral da Saúde procura estabelecer o equilíbrio adequado entre a saúde de cada paciente e o seu íntimo, principalmente com o seu espírito e condição de vida. Age também sobre o complexo mundo hospitalar, atuando sobre os problemas éticos, visando sempre à dignidade humana. A Pastoral da Saúde é exercida em âmbito hospitalar, domiciliar e comunitário.

 

O Serviço da Pastoral da Saúde se caracteriza como apoio assistencial e está diretamente subordinado ao Diretor Presidente do HDO. Responsabiliza-se pelo atendimento social dos pacientes internos, acompanhantes e servidores do hospital, obedecendo sempre ao preconizado pelo instrumento máximo desta instituição, o Regulamento do Hospital.

 

O serviço da Pastoral da Saúde do HDO abrange ações aos pacientes e algumas atividades envolvendo os servidores como:

 

  1. Realização do censo diário.
  2. Coleta dos materiais doados a Pastoral da Saúde do HDO.
  3. Confraternização nas datas comemorativas de aniversários dos colaboradores do HDO.
  4. Confraternização nas datas de aniversário dos pacientes nos leitos.
  5. Visita do sacerdote e pastores aos leitos e UTI adulto e UTI Neo-Natal.
  6. Unção dos enfermos, confissão e distribuição da eucaristia aos doentes.
  7. Missas diárias as 6:40h e as 19:00h na Capela interna do HDO.
  8. Na quinta-feira missa 6:40h com exposição do Santíssimo Sacramento para adoração até a missa da saúde as 16:00h.
  9. Direção Espiritual com o sacerdote.
  10. Batismo de emergência na UTI Neo-Natal.
  11. Distribuição de roupas e material de higiene pessoal para as mães e bebes.
  12. Distribuição de livros para leituras aos pacientes.
  13. Visitas de agentes de Pastoral aos leitos com leitura bíblica e oração, Etc.

 

Este é um bonito trabalho de nossa Igreja católica por aqueles que estão fragilizados pelas suas enfermidades e que nós Orionitas atendemos com muito amor em nosso Hospital Dom Orione. E damos assistência também na pastoral da saúde do Hospital público (Hospital Regional de Araguaína).

 

Visite o site do Hospital Dom Orione : www.hospitalorione.com.br

 

Eu, Pe. Francisco Edejânio Azevedo Magalhães, sou o diretor espiritual do Hospital Regional de Araguaína, e juntamente com o Pe.Márcio Almeida do Prado diretor presidente do Hospital Dom Orione, sou o que dou assistência aos enfermos do HDO.

 

Pe. Francisco Edejânio Azevedo Magalhães – PODP.

 


Página Inicia