Faculdade Católica Dom Orione


Faculdade Católica Dom Orione, um sonho realizado

Conheça a história da primeira faculdade orionita do mundo, localizada no coração do estado de Tocantins.

ARAGUAÍNA. A história da Faculdade Católica Dom Orione – FACDO – começou bem antes do inicio de suas aulas. Em 1997 foi semeada, pelo então Diretor do Colégio Santa Cruz, Pe. Paulo Arcanjo Reis, a vontade de prosseguir os passos da missão educacional de Dom Orione, partindo para o ensino superior. Mas o projeto esbarrou em algumas dificuldades e acabou sendo engavetado por algum tempo.


Com a chegada do Pe. Francisco Alfenas à diretoria e com o apoio de vários religiosos, leigos e colaboradores do Colégio Santa Cruz, o projeto enfim saiu do papel. Daí para frente os passos foram sendo dados gradativamente. Em 4 de Setembro de 2001 o sonho começou a ganhar força através do decreto do Ministério da Educação – MEC – que aprovou a criação da Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da FACDO.


Seguindo os preceitos orionitas e o princípio de levar educação de qualidade, a Faculdade Católica Dom Orione, não iniciou nenhum de seus cursos antes de ter suas devidas autorizações pelo Ministério da Educação.


Em 27 de Janeiro de 2005, foi publicada no Diário Oficial da União – DOU – a portaria que autorizava o funcionamento do curso de Administração. Cinco meses depois, enfim, aconteceu o primeiro processo seletivo da FACDO que elegeu os estudantes que cresceriam junto com a instituição.


Em 25 de Novembro do mesmo ano, o MEC também autorizou o curso de Direito que iniciou suas atividades no inicio de 2006.

Hoje, com as primeiras turmas do curso de administração já formadas, a FACDO conta ainda com quatro cursos de pós-graduação e diversos cursos de extensão.



Colégio Santa Cruz, daqui nasceu o sonho da construção de uma faculdade em Araguaína – TO.


O atual prédio da Faculdade Católica Dom Orione



Vista noturna da Faculdade Católica Dom Orione.




Página Inicial

Share This