Dom Carlo Pensa


05 de outubro



 A família orionita recorda a morte de Don Carlo Pensa (1962).


                 Don Carlo Mario Pensa foi o segundo sucessor de Dom Orione. Em Scaldasole (Pavia), encontrou-se com Dom Orione e em 1904 se tornou eremita da Divina Providência com o nome de Frei Pio. Sucessivamente, o próprio Dom Orione o indicou para o sacerdócio. O caminho de santidade em Don Pensa surgiu através da devota imitação do Pai Fundador. Dom Orione tinha uma profunda estima por Don Pensa e descrevia: “Nele, humildade de espírito, piedade e prudência em governar, doutrina católica sólida e segura, próximo ao Papa e aos bispos, à santa Igreja romana sem limite – tudo aquilo que deve ser um filho da Divina Providência; devoção à Santíssima Virgem, vida exemplar, mortificação e sacrifício de vida, fidelidade e grande amor à congregação”.


            Foi superior dos institutos em Veneto (norte da Itália), vigário geral da congregação, e depois, de 1946 a 1962, superior geral. Foi muito estimado pelo Papa João XXIII, chegando a ser convidado pelo próprio Papa para participar do Concilio Vaticano II, porém no ano que iniciou o Concílio, Don Pensa foi improvisamente chamado a concluir a jornada terrena, após um acidente de carro. Ofereceu a sua vida pelo Papa e pelo Concílio Ecumênico aderindo à vontade de Deus com as últimas orações:  Senhor, não sou digno… Adoro-te com devoção”.


            É considerado um dos pais da Congregação. Como disse Dom Orione: “será lâmpada ardente que iluminará os passos dos nossos jovens e de muitas pessoas”.


            Morreu em Roma no dia 05 de outubro, com 76 anos de idade, 57 de profissão religiosa e 49 de sacerdócio. O seu corpo está sepultado na cripta do santuário de Nossa Senhora da Guarda em Tortona, na Itália.                                                          


Abaixo, uma foto rara encontrada recentemente nos arquivos da Congregação em Roma. Mostra Don Carlo Pensa, já idoso, bricando com crianças pobres na Itália.