
09 set CELEBRADA PELA PRIMEIRA VEZ A FESTA DA PADROEIRA DA REGIÃO MISSIONÁRIA ORIONITA N.S. DA NATIVIDADE MOÇAMBIQUE – PROVÍNCIA BRSUL/MOÇAMBIQUE-
“Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar o nascimento da Virgem Santa Maria, da qual nasceu o sol de justiça, Cristo nosso Deus”.
No dia 8 de setembro, na Obra Dom Orione, a região missionária orionita de Moçambique erigida em 29 de maio de 2024 celebrou pela primeira vez a festa da sua padroeira Nossa Senhora da Natividade. Estiveram presentes membros das cinco comunidades orionitas que constituem a região missionária de Moçambique e também leigos, assistidos, colaboradores, convidados e amigos.
A missa foi presidida pelo Padre Denis, coordenador regional e animada pelos seminaristas. No início da Missa foi apresentado um relato histórico da região e a apresentação das intenções de orações e ação de graças. Foi uma celebração para render graças a Deus por tantas bênçãos sobre a região missionária e também suplicar bênçãos de unidade, paz, fraternidade, esperança, luz, forças e fidelidade ao evangelho e ao carisma, para o crescimento e apostolado frutuosos.
A festividade aconteceu no contexto do caminho jubilar dos 25 anos de presença orionita em Moçambique aberto em maio passado e que culminará em maio de 2028 e que tem como tema: Dom Orione em Moçambique: 25 anos ao serviço do evangelho no fogo da caridade.
Na homilia proferida pelo Padre Denis, coordenador regional, após explicar a liturgia da palavra, enfatizou que o sim de Maria e sua humildade são modelos para a vida do religioso consagrado orionita. Que Maria nos ajude sempre a nascer, a dizer sim a cada dia e a crescer no fraternidade e no apostolado.
Nesse ocasião Padre Denis recebeu a renovação dos votos dos clérigos Alide, Bizaide, José da Graça e Isac. Para além das motivações de orações deste dia de festa, rezou-se em comunhão pela profissão perpétua do Clérigo Igualdino na Itália e a primeira profissão dos noviços Aniva, Aurélio, Fidel e Leonel em Costa do Marfim. E em ação de graças pelos religiosos que completavam anos de consagração na mesma data e pelo clérigo Elísio, que professou no mês de agosto em Maputo e o clérigo Gito que professou no sábado passado no Brasil.
Ao final da celebração, foi apresentada a imagem de Nossa Senhora da Natividade, padroeira da região missionária e em seguida foi abençoada pelo presidente da celebração. O festividade prosseguiu com um momento de fraternidade com partilha do almoço e mensagens enriquecedora pela ocasião.
Ave Maria e Avante!
Sorry, the comment form is closed at this time.