BRASIL SUL – RETIRO ANUAL NAS COMUNIDADES

BRASIL SUL – RETIRO ANUAL NAS COMUNIDADES

No ano em que a pandemia de coronavírus impôs um cenário totalmente novo para o mundo, com distanciamento e isolamento social, necessários para garantir maior segurança às pessoas, diante de tantas mortes e dores, mudou completamente a forma de vivermos e de realizarmos nossas atividades.

Estamos assistindo grupos e pessoas encontrando meios de aproximação, mesmo tendo que ficar distantes. Tantas atividades presenciais canceladas, adiadas, enfim, novo jeito de viver a vida.

Entre tantas atividades já realizadas, mesmo que virtualmente, temos o RETIRO ANUAL da província. Sem poder estar juntos para este momento tão especial para os religiosos – momento de abastecimento espiritual anual – o jeito foi encontrar também para o retiro, uma nova modalidade.

Durante o mês de julho, nas comunidades da nossa província Nossa Senhora da Anunciação, aconteceu o retiro anual.

Nosso vigário geral, Dom Oreste Ferrari, preparou um retiro completo e nos enviou através de vídeos e textos. Em cada comunidade aconteceu uma organização muito bonita de acolhimento da proposta. Algumas comunidades mais próximas até se reuniram para o retiro, respeitando as normas de isolamento e distanciamento.

É unânime a conclusão de que o retiro foi muito bom e importante. O tema apresentado por Dom Oreste: “Vida Religiosa: mística e profecia”, abordando aspectos tão significativos, como a vivência dos votos religiosos (pobreza, obediência e castidade), à luz dos evangelhos, sobre as tentações de Jesus, trouxe um novo ardor para cada religioso em particular, mas também para as comunidades. A Vida Religiosa tem sentido sempre que vivida em favor da vida, dos irmãos, dos mais distantes e fragilizados.

Certamente, depois deste retiro em comunidade, todos se sentem abastecidos e motivados para continuar vivendo com alegria a Vida Religiosa, compreendendo que em tempos difíceis, devemos ser ainda mais, sinais de esperança, com a prática concreta do nosso ser religioso a serviço dos pobres.

Obrigado às comunidades que se empenharam neste novo jeito de fazer o retiro anual. Obrigado a Dom Oreste pelo material tão bem preparado.

Avante Orionitas! No bem e na esperança!

No Comments

Post A Comment