28 set BRASIL SUL/MOÇAMBIQUE: RETIRO REGIONAL DO MOVIMENTO LAICAL ORIONITA, EM QUATRO BARRAS/PR
Aconteceu no último dia 23 de setembro de 2023, o Retiro Regional do Movimento Laical Orionita (MLO), no Instituto Pio Xll, em Quatro Barras/PR, com a participação dos leigos adesistas de Curitiba/PR (Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Paróquia Santa Quitéria e Instituto Filosófico João Paulo II), São José dos Pinhais/PR (Quase-Paróquia São Francisco e Santa Clara) e Quatro Barras/PR (Paróquia São Sebastião e Instituto Pio XII). O retiro contou com a presença de 30 pessoas que refletiram a respeito do tema: “Família Orionita: hoje somos frutos, amanhã, sementes!” e o lema: “A árvore se conhece pelos frutos” (Lc 6, 44).
O Secretário e Conselheiro Geral, Pe. Fausto Franceschi, a Coordenadora Geral do Movimento, Armanda e a Coordenadora Provincial, Viviane Zandoná enviaram saudações aos participantes, através de uma gravação de vídeo. Em seguida, assistiram dois vídeos, um sobre a missão e outro sobre o movimento e leigos da Província Brasil-Sul em Moçambique, África. O vigário paroquial e responsável pelo Colégio Dom Orione, Pe. Wellington Martins Gomes, ministrou uma palestra sobre o tema: “A importância da Vocação Laical, segundo o carisma Orionita e a Lumen Gentium (um dos mais importantes textos do Concílio Vaticano II. O texto desta constituição dogmática foi demoradamente discutido durante a segunda sessão do Concílio. O seu tema é a natureza e a constituição da Igreja, não só enquanto instituição, mas também como corpo místico de Cristo). Depois deste momento formativo, houve momento de deserto e reflexão, seguindo pelo momento de Adoração ao Santíssimo. Após o almoço, aconteceram apresentações artísticas. Com isso, os participantes foram divididos em grupos para uma dinâmica a respeito dos nossos Santos de Família. Terminado as pontuações, encerrou-se o encontro com a Santa Missa e o café.
Rezemos por todos os leigos, em particular aos adesistas, para que possam ser cada vez mais comprometidos com o desejo de seguir os passos de São Luís Orione, entregando-se sem reservas, fazendo o bem a todos, promovendo a Congregação e impulsionando a espiritualidade orionina.
Ave Maria e Avante!
Sorry, the comment form is closed at this time.