BRASIL SUL/MOÇAMBIQUE: ORDENAÇÃO SACERDOTAL EM MOÇAMBIQUE

BRASIL SUL/MOÇAMBIQUE: ORDENAÇÃO SACERDOTAL EM MOÇAMBIQUE

“O primeiro trabalho são as vocações” (São Luís Orione)
 
A Congregação Orionita, em particular a Província Nossa Senhora da Anunciação (Brasil Sul/Moçambique), está em festa. Pois, hoje (dia 29 de julho de 2023), Memória Litúrgica dos Santos Marta, Maria e Lázaro, na cidade da Beira, Moçambique, junto à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom António Constantino (MCCJ), Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Beira, foram ordenados mais três sacerdotes moçambicanos, Filhos da Divina Providência: Adérito Tomé Alfeu, Inocêncio Francisco Coeine e Paulino do Constâncio Nharungue Secane. Deo gratias!
Em sua homilia, Dom António Constantino ressaltou que o sacerdote é ordenado para colaborar com o Bispo e seus Superiores no serviço ao Reino de Deus. Recordou o tríplice múnus de santificar, ensinar e pastorear. Deve ser um homem de oração e generoso para dispensar os Sacramentos, de modo particular o da Eucaristia e da Reconciliação. Deve ser proclamador da Palavra de Deus e ensinar, fiel e obediente à Mãe Igreja. Em seguida, o Bispo enfatizou alguns traços da espiritualidade de Dom Orione que fizeram dele um sacerdote que serviu com zelo e fidelidade, e no qual os neossacerdotes devem se inspirar seguindo seus passos. Foi uma celebração muito bonita e com uma expressiva participação dos fiéis das paróquias de origem dos neossacerdotes, seus familiares e da comunidade local. Também marcaram presença uma delegação de padrinhos e madrinhas das vocações, leigos orionitas da Paróquia São João Bosco do Bagamoyo, colaboradores da Obra Dom Orione, seminaristas, além de 7 sacerdotes orionitas, dentre os quais 2 representantes do Brasil: Ricardo Alexandre Paganini e Wanderley Calça, e diversos sacerdotes da própria Arquidiocese. Após a Santa Missa, houve também uma bela recepção com um saboroso almoço e apresentações de danças tradicionais dos jovens.
Rezemos pelos neossacerdotes, que escolheram como lema de Ordenação o “Instaurare Omnia in Christo”, o próprio lema congregacional, e façam dele um programa de vida no decorrer do mistério sacerdotal. E que pela intercessão de São Luís Orione, Nossa Senhora da Anunciação e Santa Marta, bem como Maria e Lázaro, cuja Memória hoje se celebra, o Senhor lhes conceda a graça de servi-Lo fielmente nos irmãos e irmãs, a fim de que sejam recebidos um dia em sua própria casa. Para tanto, que eles sejam perseverantes, fiéis e fecundos. Ave Maria e Avante!
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.