BRASIL SUL/MOÇAMBIQUE: 112 ANOS DE FUNDAÇÃO DO ABRIGO DA VELHICE SÃO VICENTE DE PAULO, EM RIO CLARO/SP

BRASIL SUL/MOÇAMBIQUE: 112 ANOS DE FUNDAÇÃO DO ABRIGO DA VELHICE SÃO VICENTE DE PAULO, EM RIO CLARO/SP

No último dia 27 de setembro de 2023, o Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, em Rio Claro/SP, completou 112 anos de fundação, história, dedicação, amor, respeito, seriedade e caridade. Toda esta obra é fruto da preocupação de Monsenhor Botti, na época um religioso muito influente na cidade, que concretizou o trabalho de acolhida aos mais pobres e marginalizados pela sociedade. Naquela época, o Abrigo levava o nome de “Escola dos Meninos Monsenhor Botti”, atendendo crianças de rua e alguns idosos. Por diversas razões e transformações da realidade do município e da instituição, a escola se tornou um abrigo apenas para idosos e passou a se chamar “Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo”.
O Abrigo é uma instituição centenária, privada e filantrópica, sem fins lucrativos, que atende idosos a partir de 60 anos, de ambos os sexos, que necessitam de moradia e atendimento especializado. O principal objetivo da instituição é promover um atendimento de qualidade aos moradores, buscando constantemente contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. A finalidade desta obra é garantir a qualidade de vida aos idosos.

O Abrigo possui quatro lares e uma enfermaria, que abrigam os moradores de acordo com as necessidades de cada um, visando o maior conforto, segurança, cuidados com a saúde daqueles que necessitam e a autonomia daqueles que têm essa possibilidade, oferecendo um ambiente acolhedor, de convivência tranquila e agradável. Funciona ininterruptamente, todos os dias da semana, e tem a capacidade de acolher até 100 idosos, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independente do grau de dependência. Dentre os serviços oferecidos, temos: serviço social, atendimento psicológico, acompanhamento nutricional, acompanhamento fisioterapêutico, oficinas de cognição e coordenação motora, atendimento fonoaudiólogo, serviços de enfermagem em período integral, atendimento médico, farmácia, serviços de lavanderia, serviços gerais, atividades lúdico-terapêuticas, horta suspensa, oficina de culinária, dança sênior, cinema, pintura, artesanato e bingo. Outros serviços poderão ser desenvolvidos, compatíveis com o grau de dependência, tais como: atividades lúdico-terapêuticas, eventos comemorativos, convívio sócio-comunitário, passeios e assistência religiosa àqueles que desejarem, de acordo com suas crenças. O ingresso à instituição é precedido de uma entrevista social preliminar do idoso e seu(s) acompanhante(s) e/ou responsável(eis) solidário(s), e de uma avaliação da equipe multidisciplinar.

As acomodações são divididas em: lar particular, para os idosos com grau I de dependência (idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda); lar coletivo, para idosos com grau II de dependência (idosos com dependência em até 3 atividades do autocuidado para a vida diária); e enfermaria, para idosos com grau III de dependência (idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e/ou comprometimento cognitivo. O tipo de acomodação é determinado de acordo com a o grau de dependência identificado pela equipe técnica de nossa instituição, após a realização de uma avaliação admissional.
Parabéns a toda equipe multidisciplinar, religiosos, voluntários, benfeitores, colaboradores que apoiam e acompanham essa grande obra orionita, acolhendo os mais vulneráveis. Que possamos colocar em prática, diariamente, o que nosso Pai Fundador já dizia: “Queria ser poeta, cantar o mais belo hino que se possa cantar na terra: o hino da caridade e do amor”.
Ave Maria e Avante!

Imagens e texto adaptado do site: www.abrigosaovicenterc.com.br

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.