14 fev Brasil Norte: Ano Jubilar Orionita em terras tocantinenses: “70 anos fazendo o bem sempre e a todos”
Araguaína, 13 de fevereiro de 2022.
Em 1947, falecia em Tocantinópolis o Pe. João da Boa Vista, líder espiritual e político de todo o então Norte Goiano. O jovem bispo de Porto Nacional, Dom Alano, que, recém-chegado ao Brasil, cumpria o seu ministério na arquidiocese do Rio de Janeiro, conheceu os padres de Dom Orione e os animou a assumirem a desafiadora missão no que viria a ser a prelazia de Tocantinópolis.
Iniciava assim no alvorecer de 1952 a saga dos “Filhos da Divina Providência” no Norte de Goiás, hoje Estado do Tocantins. Os primeiros religiosos missionários foram: “Pe. Egídio Addobati, Pe. André Alice e o irmão José Serra. ” Dois deles, já no início do apostolado, foram tragados pelas águas caudalosas do rio Tocantins. O entusiasmo do início dava lugar à tristeza pelas mortes do Pe. Egídio e do Irmão José Serra. Vivido o luto e renovada a esperança, a missão não perdeu intensidade e a Congregação da Pequena Obra da Divina Providência se preparava para enviar uma segunda expedição para dar continuidade a missão assumida.
O contexto da chegada dos Filhos de São Luís Orione no norte goiano aponta para o mais específico da missão orionita: evangelizar, educar e promover a vida.
Na solene celebração eucarística do dia 12 de fevereiro, na Paróquia/Santuário Sagrado Coração de Jesus em Araguaína, presidida pelo bispo diocesano da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo, foi inaugurado o Ano Jubilar Orionita em terras tocantinenses: “70 anos fazendo o bem sempre e a todos”.
No decorrer deste Ano Jubilar, se fará memória do passado da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência em terras tocantinenses, reconhecendo nele os dons de Deus, principalmente nos testemunhos de santidade dos religiosos e religiosas que pisaram o solo tocantinense. Será tempo de graça, para tomar consciência do presente e da vitalidade do carisma, que mesmo depois de setenta anos, continua vigoroso e atual. Tempo de Deus, para cultivar a esperança no futuro, preparando‐o com novas formas de evangelização, práticas pastorais, sociais, educacionais e de saúde.
Com a celebração do Ano Jubilar Orionita – pelos 70 anos de presença em terras tocantinenses – a Família Carismática Orionita anseia recordar a centralidade Palavra de Deus na missão orionita, ou seja, recordar permanentemente que Deus é o Senhor de tudo; que os bens deste mundo são para todos (Lv 25), que é preciso acolher o apelo à conversão, para viver com profecia o projeto de Deus e a ousadia dos primeiros missionários que procuraram de todas as maneiras “renovar todas as coisas em Cristo” (Ef 2,4).
Para marcar o início das festas do Jubileu dos 70 anos – foi empossado pároco da Paróquia/ Santuário Sagrado Coração de Jesus, Pe. Miguel Duarte Gois, que recebeu das mãos de Dom Giovane a missão de continuar perpetuando o carisma de São Luís Orione na evangelização e pastoreio do povo de Deus na primeira paróquia de Araguaína.
Pe. Bruno Rodrigues
Sorry, the comment form is closed at this time.