23 ago Brasil Norte: Comemoração do centenário da primeira viagem de S. Luís Orione ao Brasil
É com espírito de gratidão que a Pequena Obra volta a Mar de Espanha
Em 19 de agosto de 1921, Dom Orione, juntamente com o seu companheiro de viagem, Pe. Camilo Secco, chegava ao Brasil. Eles haviam saído de Gênova no dia 04 de agosto. Ao avistar a bela cidade do Rio de Janeiro, e esperando que se cumprissem todas as formalidades para o desembarque, puderam rezar o “Te Deum” em agradecimento à Divina Providência que os fizeram chegar até aqui. Somente no dia seguinte que eles puderam descer do navio, em uma data muito significativa, por recordar o aniversário da morte de um grande benfeitor da Congregação, o Papa Pio X.
“Em 20 de agosto de 1921, Dom Orione chega ao Rio de Janeiro. É aguardado pelos religiosos que, guiados por Padre Carlo Dondero (1885 – 1927), ele havia enviado em 1913, após insistentes pedidos da Madre Teresa Grillo Michel (1855 – 1944), da qual era diretor espiritual. Esta viagem lhe permitirá conhecer o arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta (1840 – 1922) a quem manifestou o seu desejo de formar dois novos ramos de seu instituto: um formado por homens e outro por mulheres, ambos de cor; com a finalidade de manter viva e sólida a fé católica do país, especialmente entre a população negra.” (Pe. Fernando Fornerod, 2008, p.148-149).
Em razão de tudo isso, desde a quinta-feira (19 de agosto) o clima de celebração se intensificou na Província Nossa Senhora de Fátima. As paróquias, seminários e obras sociais buscaram celebrar o nosso Santo Fundador das mais diversas maneiras: ações sociais, horas santas, celebrações das Missas… Tudo isso culminará com a grande festa na cidade de Mar de Espanha, em Minas Gerais.
A paróquia dessa cidade, outrora havia sido confiada por Dom Silvério aos Filhos da Divina Providência e foi de lá que se começou todo o trabalho missionário da Pequena Obra no Brasil. É para lá que São Luís Orione se encaminha ao chegar nas Terras de Santa Cruz.
A grande celebração será precedida pela oração do tríduo nos dias 26, 27 e 28. No dia 29, haverá uma carreata, às 08 horas, que percorrerá as ruas da cidade, saindo do Posto da Dona Cecília. Em seguida, a solene celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.
É com espírito de gratidão que a Pequena Obra volta a Mar de Espanha, refazendo o caminho que o Pai dos Pobres um dia fez, recordando os seus ensinamentos e sonhos para esse país e testemunhando que ele, lá do Céu, continua a fazer muito pelo Brasil.
Confira os melhores momentos das comemorações, ocorridas nesses últimos dias.
Sorry, the comment form is closed at this time.