17 set Brasil Norte: 48 anos de criação da Paróquia Cristo Rei em Ananindeua-PA
Foi celebrado, dia 14 de setembro, o aniversário de 48 anos de criação da Paróquia Cristo Rei, localizada no bairro Guanabara em Ananindeua, região metropolitana de Belém no Pará.
Com a Santa Missa, representantes das comunidades e movimentos paroquiais, seminaristas, religiosas e religiosos, renderam graças a Deus pelo trabalho e missão evangelizadora da família orionita, iniciada em 1970, com a chegada do Pe. Remigio Corazza, que apesar de ter ficado poucos meses ali, pôde preparar a missão para o seu sucessor, Pe. Pedro Lopes, responsável em organizar as estruturas para a criação da paróquia. Foi também ele quem, com a ajuda da comunidade, construiu a capela de Sant’Ana, de pau-a-pique; ela foi derrubada posteriormente por um forte temporal. No mesmo lugar foi construída uma outra capelinha, onde hoje é a Igreja Matriz dedicada a Cristo Rei.
A paróquia foi criada em oito de setembro de 1972, por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, na época, Arcebispo da Arquidiocese de Belém. O primeiro pároco foi o padre Italiano Elio Frison, que lá permaneceu por 18 anos. Ele construiu, ao lado da igrejinha, uma outra maior, em formato de cabana, para melhor acomodar o número de fieis que crescia cada vez mais.
Quando a paróquia completou 25 anos, sentiu-se a necessidade e o desejo de construir uma igreja fechada e ainda maior. Esse sonho foi concretizado pelo pároco Pe. Vicente Lotte, um autêntico “padre que corre”. Ele permaneceu na paróquia de 2005 a 2016.
O pároco atual, Pe. Pedro Júnior, em 2018, criou dois projetos sociais: a Casa Dom Orione e o Centro Social Cristo redentor, para oferecer à comunidade, a partir da parceria com voluntários, diversas atividades como o jiiu jitsu, karatê, danças, artesanatos, boxe, capoeira, oratório festivo e tênis de mesa.
A força viva da paróquia, que neste ano também está celebrando o jubileu de ouro da presença orionita no Pará, vem das diversas pastorais, movimentos e serviços que, apoiados por nossos religiosos, não medem esforços para a evangelização.
Sorry, the comment form is closed at this time.