Brasil Norte: 1º dia do Encontro dos Religiosos Orionitas de Votos Perpétuos

Brasil Norte: 1º dia do Encontro dos Religiosos Orionitas de Votos Perpétuos

Pe. Geovani dos Santos

24-09-2024: Os religiosos orionitas de votos perpétuos estão reunidos desde ontem, 23, na Casa Dom Luciano, em Brasília, para o tradicional encontro trienal. Na noite do dia 23 aconteceu a celebração de abertura presidida pelo Superior Provincial, Pe. Jorge Henrique Rocha, que acolheu, com alegria e afeto, a todos. É um momento de celebrar o carisma orionita e fortalecer os vínculos entre os filhos espirituais de São Luís Orione. A manhã do dia 24 iniciou-se com a Leitura Orante Orionita, e o texto escolhido foi uma carta de Dom Orione endereçada aos clérigos e sacerdotes do Paterno (Casa Mãe) exortando a vivência fraterna. O momento oracional foi conduzido pelo Pe. Geovani dos Santos.
Às 8h30 todos os religiosos se encontraram no auditório para o primeiro colóquio com o assessor Adalton Chitolina que ministrou todo o dia de hoje. Foram quatro exposições ao longo do dia, como temas que versam sobre a fraternidade na comunidade religiosa, em alusão ao tema do encontro: “Formamos um só corpo na vivência do carisma de São Luís Orione”. Tratou-se da escolha livre que cada candidato faz quando sente o chamado de Deus para ingressar na vida religiosa consagrada. O princípio fundante da vida religiosa é a vivência radical do Evangelho segundo o carisma orionita. O assessor fez ainda uma comparação entre os laços da família de sangue e os laços existentes na vida religiosa consagrada para falar da clareza em nossas escolhas. Na família a relação é de reciprocidade, enquanto na vida religiosa a relação é de gratuidade. Os religiosos tiveram a oportunidade de um momento de partilha, apresentando os desafios que a vida religiosa hoje enfrenta.
Na parte da tarde os religiosos retornaram em plenário, e no primeiro momento apreciaram a apresentação do livro do Pe. Renaldo Elesbão de Almeida, intitulado: “O homem emojis e a empatia das emoções: o código da saúde socioemocional”. Logo após, o professor Adalto continuou sua exposição sobre o perdão, a espiritualidade e, por fim, retomou a reflexão sobre as escolhas, enfatizando que as mesmas nascem da própria liberdade humana.
O primeiro dia do encontro foi concluído com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Denilson. Geraldo. Em sua homilia, num gesto paternal, o bispo falou da importância da vida comunitária que tem uma dimensão escatológica em vista da salvação.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.