17 jan BR-NORTE: Primeira Profissão e Início do Novo Ano de Noviciado
BR-NORTE: Primeira Profissão e Início do Novo Ano de Noviciado
BRASILIA. Dia 12 de janeiro é, para a nossa Província, uma jornada de festa. Acontece a cada ano: com a Primeira Profissão dos Votos “recolhemos os frutos” do final do Noviciado do ano anterior e “semeamos uma vez mais” com o início do novo ano canônico de Noviciado.
Noviços e pré-noviços se prepararam com um Retiro Espiritual realizado em Goiânia, na Casa da Pedra, um lugar de encontros da Paróquia São Paulo Apóstolo. Algumas fotos retratam a beleza do lugar. Os jovens realmente aproveitaram o panorama e as reflexões ditadas pelo Frei Flávio, Capuchinho.
Na Celebração Eucarística, iniciada às 10hs, emitiram a Primeira Profissão os Noviços, André Sabino e Cleiton Gobbi. O Noviço Ivaldo Baltazar, vocacionado do Eremitério, concluiu o primeiro ano de Noviciado e seguirá para Valença para o segundo ano, previsto pelas Normas do Eremitério. Tivemos uma numerosa participação de fiéis: amigos, benfeitores, leigos do MLO, de Brasília, de Belo Horizonte, de Goiânia, de Santos Dumont, de Ouro Preto, de Rio Bananal e, especialmente, os familiares do Cl. André (45 pessoas), provenientes de Lavras Novas. Juntamente com o Provincial, concelebraram o Pe. Rezende, Pe. Sérgio Santos, Pe. José Wilson, Pe. Erli, Pe. Paulo César Magalhães, Pe. Antonio Dalmasso, Pe. José Martins e Pe. Edmar. Também o Ir. Renato participou da Celebração, acompanhando os nossos assistidos do Cotolengo. Os clérigos que renovaram os votos na Sede Provincial foram 4: Valmir, Maciel, Luís Vieira e Renaldo.
Ao final da Celebração agradeci o Pe. Sérgio Santos pelos 8 anos como Mestre de Noviços da Província. Ora ele parte para uma nova missão e passa o ofício para o Pe. José Wilson Portilho da Silva a quem auguramos tanta benção e iluminação do Senhor. Que eles possam conduzir os passos dos noviços e dos clérigos estudantes sobre as pegadas de São Luís Orione.
A cerimônia de início do Noviciado 2013 foi realizada às 18.30hs, durante a oração das Primeiras Vésperas da Festa do Batismo do Senhor. São 11 os noviços, procedentes de diversos Seminários: Buritis (Lucas); Araguaína (Emaycon e Paulo Henrique); Ananindeua (José Ribamar); Itapipoca (Jorge, Aroldo e Luan); Rio Bananal (Alexsandre e Edgar); e Belo Horizonte (Enoque e Willian).
Pe. João Batista de Freitas, através de uma mensagem, se uniu à nossa festa. Eis a sua mensagem:
“Pe. Tarcísio, peço-lhe a gentileza de transmitir aos que irão emitir a Primeira Profissão, que estarei unidos a eles em oração e em ação de graças no dia da generosa entrega deles a Deus, à Igreja e à Congregação. “Ofereçamo-nos, consagremo-nos todos, para amar e servir a Santa Igreja e as almas, especialmente as mais humildes, mais necessitadas, mais abandonadas e o povo, o pobre povo enganado na fé e desviado da Igreja” (São Luis Orione)
Aos que estão entrando no Noviciado, que vivam bem este ano, esta grande graça do Senhor. Fazê-lo bem é garantia de santificação.
Para o novo mestre de noviços, Pe. José Wilson, e para o Pe. Sergio, que deixa esta função depois de um bom tempo de dedicação, mas que também continuará na área da formação, eu recorro também a algumas palavras de São Luis Orione dirigidas aos formadores: “Vocês são os escultores que trabalham as pedras vivas para modelar o tabernáculo de Deus entre os homens. Bela é a coroa que preparam para o paraíso! O trabalho de vocês prepara o Reino de Deus e a renovação da Igreja… Trabalhando em seminários e nas casas de formação religiosa, vocês preparam os mais belos dias da Igreja” (S. Luis Orione).
Desejando também para todos vocês muita saúde para levar em frente a missão, invoco para vocês as melhores bênçãos de Deus. Fraternalmente, Pe. Freitas.”
Sorry, the comment form is closed at this time.