Perguntas e Respostas sobre o Advento

Perguntas e
respostas sobre o advento

1. O que significa advento?

A
palavra advento significa vinda, chegada. Este tempo litúrgico faz parte do
ciclo do natal, porque nos prepara para celebrarmos o nascimento de Jesus.

2. Qual a origem do Advento?

As
origens do Advento são incertas. Sabe-se que em várias regiões, entre os
séculos IV e VII, já se celebrava o advento tanto em sentido escatológico
quanto como preparação ao Natal. O Advento é um tempo litúrgico próprio do
ocidente. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, conservou-se ambos
os caracteres de preparação para o Natal e de espera da segunda vinda de
Cristo.

3. O que se celebra no advento?

No
advento celebramos todo o mistério a vinda do Senhor na história até a sua
conclusão. O Deus do advento é o Deus da história, o Deus que veio para salvar
a humanidade por meio de seu Filho Jesus Cristo, em quem se revela a face do
Pai (Cf. Jo 14,9).

4. Como se estrutura a liturgia do
Advento?

O
Advento marca o início do Ano Litúrgico e começa quatro domingos antes do
Natal. O Ano Litúrgico não começa sempre no mesmo dia, pelo fato do Natal ser
sempre no dia 25 de dezembro e o Advento ter sempre quatro domingos. Este tempo
litúrgico é formado de dois períodos: do primeiro domingo até o dia 16 de
dezembro, a liturgia está voltada para o aspecto escatológico e procura-se
orientar os fiéis para a vinda gloriosa de Cristo. Do dia 17 de dezembro ao dia
24, dá-se mais evidência à primeira vinda de Jesus, portanto, a litúrgia nos
prepara mais diretamente para o natal. A seguir, elboramos um pequeno quadro
das leituras bíblicas dominicais para melhor compreendermos os temas que são
refletidos a cada domingo.

·        
Primeiro domingo: espera vigilante do Senhor e
anúncio do seu retorno. Ano B: Mc 13, 33-37.

·        
Segundo domingo: Entra em cena a figura de João
Batista que nos convida à conversão, preparando os caminhos do Senhor. Ano B:
Mc, 1, 1-8.

·        
Terceiro domingo: João Batista dá testemunho de Jesus.
As curas são sinais da presença de Jesus. É um tempo da fraternidade e da justiça.  Ano B: Jo 1, 6-8.19-28.

·        
Quarto domingo: Anúncio do nascimento de Jesus a
José, Maria e Isabel.

5. Quem são as figuras bíblicas do
advento?

As
figuras do advento, presente nas leituras bíblicas, são três: o profeta Isaías,
João Batista, Maria e José.

·        
Isaías: O profeta Isaías apresenta uma
particularidade que o distingue dos outros profetas e também que é
característica do advento. Nele se encontra sentimentos de esperança que
confortou o povo eleito durante séculos difíceis e decisivos da sua história.
Isaías é o profeta da esperança para o povo de Deus.

·        
João Batista: Filho de Isabel e Zacarias, João
Batista aparece antes mesmo do nascimento de Jesus. O anjo havia comunicado a
Zacarias que ele e sua esposa Isabel teriam um filho, cujo nome era João, que significa,
Deus é benigno. Somente mais tarde que João reaparece, desta vez no deserto,
anunciando o Messias e convocando o povo ao batismo de conversão. Conhecido
como precursor do Messias, isto é, aquele que tem a missão de preparar os
caminhos do Senhor (Cf. Is 40,3), sinal de intervenção de Deus na vida do seu
povo, oferecendo a todos o conhecimento da salvação (Cf. Lc 1, 77-78) e de
apontar Cristo já presente no meio de seu povo (Jo 1, 29-34).

·        
Maria: Esposa de José e mãe de Jesus. De
modo particular, é dado um destaque à pessoa de Maria no Advento porque ela
cooperou no mistério da redenção. O Advento não é um mês mariano, e sim um
tempo litúrgico em que a Igreja celebra o mistério da vinda do Senhor. Maria é
a fiel colaboradora de Deus no projeto da salvação. Jesus não foi concebido por
um pai humano e sim por obra do Espírito Santo de Deus, como afirma os
evangelhos de Marcos e Lucas. O anjo disse a Maria: “o Espírito Santo virá
sobre ti, e o poder do altíssimo vai te cobrir com sua sombra; por isso, o
Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus” (Cf. Lc, 1-35). A solenidade
da Imaculada Conceição que celebramos no dia 8 de dezembro não é uma ruptura
deste tempo litúrgico, mas é parte do mistério. Maria é cooperadora no projeto
da redenção.

·        
José: As sagradas Escrituras falam pouco
de José. Seu nome é citado apenas nos evangelhos da infância de Jesus (Mateus e
Lucas). Ele é da linhagem de Davi, o rei justo. Deus havia prometido ao rei
Davi um descendente para ocupar o seu trono. Adotando Jesus como filho, José
abre caminho para que Jesus seja considerado legítimo descendente da casa real,
“filho de Davi” (Mt 1,1). José era um homem humilde, justo, de poucas palavras
e exercia a profissão de carpinteiro (Cf. Mt 13,55). Ele aparece ao lado de
Maria no nascimento e na apresentação de Jesus no templo. Conduz Maria e Jesus
durante a fuga para o Egito e também está presente durante a perda e o encontro
de Jesus no Templo.

 

6. Qual a cor litúrgica do Advento e
o que significa?

Na
liturgia, cada cor litúrgica tem a sua importância. No período do Advento
usa-se a cor roxa. Ela está presente nos paramentos do presidente da celebração
e na Mesa da Palavra (ambão). O roxo é sinal de conversão e penitência, pois
este tempo litúrgico pede mudanças profundas para a vinda do Senhor. No
terceiro domingo do Advento usa-se o rosa, e seu significado é a alegria.
Alegria porque a vinda do Senhor está próxima e faz parte da preparação ao
Natal.

7. O que é a coroa do Advento?

A
coroa do Advento se tornou comum em nossa cultura e tem a finalidade de nos
ajudar para a festa do Natal. A coroa não é de origem cristã. Ela teve origem
em terras germânicas entre as famílias protestantes. A Alemanha e outras
regiões da Europa são muito frias durante o período natalino. No Natal é inverno
e as horas de sol são poucas, e as noites, longas. Sendo inverno, dá-se a
impressão de que a natureza está morta. Por isso acendiam-se as velas,
enfeitadas com ramos de pinho verde. A coroa do Advento nasceu nas casas, nas
famílias, quando ainda não existia luz elétrica. Na Igreja são 4 velas
enfeitadas, uma para cada domingo.

8. Como vivenciar a espiritualidade
do Advento?

A
espiritualidade do Advento deve ser descoberta e vivenciada a partir das
palavras e gestos dos personagens deste tempo: o profeta Isaías, João Batista,
Maria e José. O Advento celebra o Deus da esperança. João Batista nos chama à
conversão a fim de prepararmos os caminhos do Senhor que vem.

9. Por que nas missas do Advento não
se canta o glória?

O
Glória é um hino de louvor a Deus, por Jesus Cristo, no Espírito Santo. A
primeira parte do hino é tirada do louvor cantado pelos anjos na noite de
Natal: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele
amados” (Lc 2,14). O clima de esperança e de vigilância transborda de alegria
na noite de Natal, no canto do Glória. Muitas comunidades, durante o canto
deste hino, levam o menino Jesus até o presépio.

Sugestões Pastorais

3° Domingo do Advento

·        
Nos
ritos iniciais, pela importância do Jordão, conforme expresso na reflexão
homilética, convém realizar no rito a aspersão com a água benta recordando o
batismo.

4° Domingo do Advento

 

·        
Neste
último domingo do Advento, valorizar a imagem de Maria destacando a imagem com
uma vela acesa. Embora seja marcante a presença de Maria na celebração, o
enfoque da celebração é sempre cristocêntrico. No final da celebração pode ser
feita uma homenagem à Mãe do Senhor com uma breve saudação.

·        
O
acendimento da quarta vela seja feito com a seguinte oração:

 

Deus
Pai de bondade, vós enviastes vosso Filho ao mundo por meio de Maria, vossa
serva. Vossas promessas se cumpriram naquela que é a imagem da Igreja e sua
maternidade nos inspira no discipulado, na esperança e na alegria da
proximidade do Natal. Por ela brilhou para nós a luz da salvação. Jesus, nosso
irmão. Bendito sejais, Senhor!

 

·        
Neste
último domingo, dar a benção solene que o missal oferece.

 

·        
Na
alegria de celebrarmos o Natal do Senhor, seria oportuno que a comunidade
organizasse durante a semana a celebração do Sacramento da Reconciliação,
conforme orienta as formas rituais desse sacramento.

 

Referência
Bibliográfica

SARTORE, Dionisio; TRIACCA, Achille M. Dicionário de Liturgia. São Paulo:
Paulinas, 1992.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Roteiros
Homiléticos do Tempos do Advento – Natal-Tempo Comum – Ano B – São marcos.
Novembro de 2011/Fevereiro de 2012. Brasília: CNBB, 2011.

Advento e Natal. Como celebrar? São Paulo: Paulus,
2011.

BORTOLINI, Pe. José. Advento e Natal: 54 perguntas
e respostas sobre o ciclo do Natal. São Paulo: Paulus, 2006.

 

Cl.
Geovani Pereira