14 out ASSEMBLEIA GERAL DE AVALIAÇÃO – 12 DE OUTUBRO
12 de outubro de 2019
COSTA DO MARFIM: A EVANGELIZAÇÃO PASSA ATRAVÉS DAS OBRAS DE CARIDADE
Em Bonoua visita ao Centro “D. Orione” para os portadores de necessidades especiais e à Escola Técnico Profissional “D. Orione”, por parte dos Delegados da Assembleia Geral de Avaliação.
Na tarde de ontem os participantes da assembleia, visitaram o Centro “D. Orione” para os portadores de necessidades especiais de Bonoua, onde nasceu a primeira missão orionita africana. Guiados pelo Pe. Angelo Girolami visitaram a estrutura que oferece serviço de reabilitação física, laboratório de análises, gabinete ortopédico, radiologia, existe também o departamento operatório e a oftalmologia.
O Pe. Girolami contou aos presentes como nasceu o Centro, as dificuldades iniciais, como as pessoas de Bonoua, devagar, iniciaram a ter confiança neles, até se tornar um importante ponto de referência para a zona. A caridade praticada no Centro Don Orione “è o auge que deu visibilidade ao trabalho dos religiosos, é o farol de “civilidade e de fé”, precisou o religioso.
Além dos sacerdotes que no decorrer do tempo contribuíram ao desenvolvimento do Centro, houve os voluntários vindos da Itália como a Sra. Lucia, que veio a Bonoua há 30 anos e ainda hoje oferece o seu serviço aos necessitados do Centro. Há, depois, a Sra. Lucia Precchia formadora de psico-fisiomotora para crianças e adolescentes que há 20 anos colabora assiduamente no centro de reabilitação infantil. Substancial a sua presença em todos estes anos, pelo desenvolvimento do centro dedicado aos menores.
A visita prosseguiu depois ao Centro Técnico Profissional “D. Orione”, uma escola também em crescimento, não somente pelo número de inscritos, que nos últimos anos aumentou de 413 a 500, mas também pela qualidade do ensino oferecido graças à certificação obtida que a qualificam em nível internacional. São ensinadas, mecânica, eletrônica, hidráulica, marcenaria e carpintaria. Os delegados visitaram as várias estruturas acolhidos por alguns estudantes e professores que ilustraram a eles com algumas oficinas.
O dia foi concluído com o encontro com os religiosos que deram início às missões na Costa do Marfim, mas também em Togo e Burkina Faso: Pe. Angelo Girolami, Pe. Pasquale Poggiali, Pe. Antonio Ieranò, Pe. Natale Lucidi. Os religiosos orionitas ofereceram aos presentes um testemunho missionário e carismático de suas experiências, assim como foi o testemunho do Pe. Pierre Kouassi e Pe. Basile Aka, de etnia Aburé, que explicaram como alguns elementos de suas culturas tenham favorecido a abertura ao carisma orionita.
No Comments