Seminário São Pio X – Precisamos de Filhos Santos!

 

Por Clérigo Arisson Fabricio Nunes – Filho da Divina Providência.

 

GALERIA DE FOTOS

 

“Farei esta casa tornar-se uma casa de santos, cheia de caridade, feliz aquela Alma que renuncia a todas as vaidades do mundo por Jesus Cristo Crucificado”. (Pe: Luís Orione da Obra da Divina Providência, Tortona, 29 de março de 1903)

 

O Seminário São Pio X já tem décadas de história religiosa em Siderópolis-Santa Catarina, no dia  23/03/1956 foi lançada a Pedra Fundamental do prédio, sendo que este foi sendo construído por etapas. Durante todos estes anos de história passaram por aqui inúmeras pessoas, padres, clérigos, irmãos e centenas de seminaristas. E ainda hoje o Seminário São Pio X continua acolhendo inúmeros vocacionados à vida religiosa, jovens estes que renunciando a todas as vaidades do mundo querem por fim serem filhos desta Pequena Obra da Divina Providência. Estamos vivendo um tempo santo vocacional. Temos hoje 10 jovens aspirantes e postulantes, e ainda contamos com um número expressivo de vocacionados que estão sendo acompanhados em suas casas, e por vezes vêm vivenciar o dia a dia dentro do seminário, são mais de 25 vocacionados advindos das diversas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Dentro de nossa comunidade de São Pio X vivemos unidos na oração, no trabalho e na caridade, num espírito fraterno e acolhedor dentre a nossa comunidade religiosa. É notório perceber que os nossos jovens vocacionados procuram hoje um lugar que ofereça algo diferente, eles vêm em busca de uma espiritualidade intensa, de um profundo encontro com Deus, desejam algo que não encontram  na sociedade, e o seminário São Pio X procura  oferecer algo neste sentido a estes jovens. Neste seminário contamos com a colaboração expressiva de mais de 1000 madrinhas e padrinhos e do generoso incentivo da Pastoral Vocacional Orionita, tudo e todos a serviço das vocações.

 

Dentro das trabalhos manuais do seminário, os jovens desempenham suas funções com amor e cuidado, desde o principio incentivamos os jovens vocacionados a cuidar da casa, dos materiais de trabalhos, dos bens existentes aqui, pois um dia alguém construiu, alguém lutou e hoje somos herdeiros de um patrimônio que não é somente deste ou daquele, mas sim de todos os que já estão inseridos na comunidade e dos que hão de vir. Temos um ateliê de artes que carinhosamente batizamos com o nome do saudoso Pe. Pedro Pellanda, neste espaço os jovens exercitam seus dons artísticos manuais, contando com a ajuda de uma equipe generosa de leigos que acompanham os trabalhos aqui realizados, o que contribui também financeiramente à esta casa de formação. Nossos jovens seminaristas estudam no colégio Dom Orione, no período matutino, e contam com todo o carinho dos professores, funcionários e dos próprios colegas de escola. Nós, como religiosos, priorizamos o máximo aproveitamento e valorização do estudo, seja ele dentro da escola ou também nas mais de 4 horas  em grade interna do seminário. Os seminaristas mostram empenho em seu comportamento com os mais variados grupos existentes em nossa paróquia, sendo que em todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida são bem recebidos e são amigos de todos, fazendo com que neste meio haja um fomento vocacional nas comunidades, uma vez que cada aspirante dá seu testemunho vocacional aos demais jovens.

 

Dentre todas as atividades realizadas pelos aspirantes e postulantes, uma se sobressai: o total zelo para com as coisas sagradas, fazendo com que seja expressa a piedade existente em cada um deles, incentivamos uma total devoção a Maria Santíssima, um amor sem medidas à Santa Eucaristia, sobretudo em cada missa celebrada solenemente e cerimoniada pelos nossos seminaristas, pedimos sempre que todas as nossas preces, dons e prodígios subam até ao nosso Deus Trindade como a fumaça do incenso que sobe, oferecemos o sacrifício Incruento da Santa Missa por cada irmão ou irmã que vivencia o Carisma Orionino, oferecemos diariamente o sacrifício pelas Almas do purgatório, expressamos um amor serviçal ao Vigário de Cristo na Terra, rezamos por ele, amamos o Papa bem do jeito que nosso Pai fundador nos pediu;

 

E nós Comunidade Religiosa de Siderópolis desejamos continuar incentivando estes trabalhos, ações, devoções, benfeitorias queremos ter cada vez mais jovens piedosos, Marianos, Eucarísticos, Papalinos, Tradicionais, continuaremos Avante. Necessitamos de jovens que queiram renunciar as vaidades do mundo, precisamos continuar a oferecer mais Deus aos nossos jovens, queremos continuar a incentiva-los a renunciar todo mundanismo ainda existente em nosso meio, só assim teremos uma geração de Santos.

 

“Creio justamente que, dando ao Mundo vinte ou trinta homens cheios de caridade, daremos a alavanca e renovaremos toda a sociedade…”(Dom Orione aos seus religiosos), contamos com a oração de todos vós Filhos e Filhas de Dom Orione, necessitamos diariamente de vossas preces pelos nossos seminários, vamos incentivar cada vez mais os jovens a encontrar lugares como o seminário São Pio X… Que Maria  Mãe das vocações interceda por nós junto ao seu Filho Jesus.

 

                               São Luís Orione…Rogai por Nós!

                                  São Pio X…Rogai por Nós!

                                       Ave Maria e Avante!