Estágio Vocacional da Região Nordeste em Itapipoca

Estágio Vocacional da Região Nordeste em Itapipoca

Estágio Vocacional da Região Nordeste em Itapipoca – CE

ITAPIPOCA-CE. O Serviço de Animação Vocacional (SAV), coordenado por Pe. Joaquim Oliveira da Cruz e auxiliado pelo Pe. Francisco Florêncio e pelos clérigos: Ivanildo e Wenderson, realizou de 13 a 20 de dezembro, no Seminário Dom Orione, em Itapipoca (CE), o Estágio Vocacional da região nordeste.

Assim, os nove vocacionados, provenientes do Ceará e Alagoas, partilharam de uma única identidade e desejo: seguir a Jesus Cristo, segundo o modelo de São Luís Orione.  O grupo foi acolhido na sexta-feira, dia 13, carinhosamente pelos seminaristas e pelos religiosos. O clima era de descontração e rápido entrosamento, sendo possível perceber nitidamente a alegria de todos em estar vivenciando esse momento.

Durante esses dias, os nove participantes tiveram a oportunidade de conversar com os seminaristas e os religiosos, puderam conhecer melhor a vida de Dom Orione, bem como a vida e a proposta do Seminário, que tem como pilares formativos os seguintes aspectos: formação e estudos, esporte e lazer, oração, a pastoral, a fraternidade e o trabalho. Segundo, os vocacionados, cada segundo foi especial, sendo impossível não se emocionar no decorrer dos dias.

Também, no passeio para cidade de Almofala, região litorânea do Ceará, onde acolhidos pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, tiveram a alegria de conhecer a história da comunidade local, o projeto Tamar e a praia da região, onde brincaram, descontraíram-se e construíram amizades.

No dia 17, o dia em que os primeiros missionários orionitas, deixaram sua amada Itália, imbuídos de concretizar o projeto missionário desejado tanto por São Luís Orione. Esse dia transcorreu com formação ao carisma orionita, o trabalho da casa e as 16h estavam diante de Jesus na Eucaristia, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, agradecendo a Deus pela coragem dos primeiros orionitas, que na sua vocação, responderam ao apelo missionário do Senhor e a noite foi concluída em clima de confraternização e fraternidade.

Assim, tiveram a alegria de participar, no dia 17, em Amontada, da Profissão Perpétua de duas religiosas da Congregação de Santa Maria da Providência, Ir. Auriana e Ir. Maria, e testemunharam o sim definitivo dessas duas jovens felizes, por se consagrarem a Deus, por toda a vida e motivados a permanecerem firmes na fé e na vocação à qual o Senhor os chama.

O último dia foi concluído com uma missa festiva, presidida pelo Diretor da comunidade religiosa, Pe. José Maria da Cunha, concelebrada pelos padres Francisco Florêncio e Joaquim. O Pe. José Maria expressou em sua homilia, as suas motivações em ser orionita e a missão da Congregação no Brasil e no mundo e que deve continuar nos jovens vocacionados.

Desse modo, após a missa, os nove participantes do estágio vocacional foram presenteados com a Palavra de Deus e comunicados sobre o resultado de sua experiência vocacional ao longo desses dias no Seminário. E foram acolhidos para o aspirantado 2014: Alison da Silva Pinto (Fortaleza), Antônio Edvando Mota Braga (Itapipoca), Jarmison Quirino de Oliveira (Alagoas), Manoel Gleiciano Mota Teixeira (Itapipoca), Márcio Victor Matos Dias (São Gonçalo do Amarante), Pedro Felipe da Silva (Fortaleza), Pedro Hiago Albuquerque Ferreira (Fortaleza) e encaminhados ao acompanhamento vocacional: Ivo Júnior Braga Santos (Itapipoca) e João de Sousa Alves (Traíri).

Por fim, agradecemos aos padrinhos, madrinhas, benfeitores e imensamente aos animadores vocacionais que acompanharam e encaminharam esses jovens, bem como o Seminário Dom Orione (confrades, seminaristas e a Dona Maria), que pela tão calorosa acolhida fraterna souberam cativar e encantar ainda mais os nossos vocacionados.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.