06 maio Tsalala – Moçambique foi abençoada a nova Casa de Formação “Nossa Senhora da Guarda” – Província Brasil Sul/Moçambique
No dia 02 de maio, na Região Missionária de Moçambique, foi benta a nova Casa de Formação “Nossa Senhora da Guarda”, situada em Tsalala, no município de Matola. A celebração foi presidida pelo Mons. Tonito Francisco Xavier Muananoua, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo, em um clima de profunda gratidão à Divina Providência.
No evento estavam presentes o Diretor Geral, P. Tarcísio Vieira; o Ecônomo Geral, P. Walter Groppello; P. Rodinei Thomazella, Diretor Provincial da Província “Nossa Senhora da Anunciação” — Brasil Sul e Moçambique; P. Denis Zoungrana, Superior Regional; os confrades da Missão juntamente com os clérigos, os noviços, os aspirantes e os postulantes, que são a verdadeira razão e o coração desta nova Casa.
A vitalidade vocacional da Missão é testemunhada pela presença atual de 35 jovens no caminho formativo: 11 aspirantes no ano preparatório, 17 aspirantes no primeiro ano de filosofia, 4 aspirantes no segundo ano de filosofia e 3 postulantes no terceiro ano de filosofia. Eles são a face concreta da esperança que esta Casa deseja preservar e fazer crescer.
Em nome da Comunidade e da Equipe de Formação, composta também pelo P. Pedro Raimundo Batista Andrade e P. Adrien Koffi, P. Aderito Tomé Alfeu, Diretor da Comunidade cumprimentou todos os presentes. Na sua intervenção lembrou que este dia faz parte da jornada comemorativa rumo ao 25º aniversário da presença orionita em Moçambique e é marcado pela inauguração do novo edifício da Casa de Formação, pela dedicação do altar e pela autorização para a conservação do Santíssimo Sacramento.
«Neste dia tão especial — ele afirmou — elevemos a Deus nossos louvores e agradecimentos. Esta obra não é somente uma estrutura física, mas um sinal concreto de que os Filhos da Divina Providência são movidos pela esperança, pela fé e pelo compromisso de formação dos futuros servidores do Evangelho no fogo da caridade em Moçambique. Aqui desejamos formar corações configurados a Cristo, o Bom Pastor, à luz do carisma de São Luís Orione, nosso fundador».
Na Homilia, Mons. Tonito Francisco Xavier Muananoua, situou a celebração no tempo pascal, sublinhando o significado eclesial e espiritual do evento: «Hoje, no esplendor da Páscoa, enquanto ressoa ainda em nós a alegria da Ressurreição, o Senhor nos concede a graça de viver um momento singular: a bênção e dedicação da Igreja desta Casa de Formação Orionita».
Fazendo referência à primeira leitura dos Atos dos Apóstolos — «Todos os que acreditavam estavam juntos e tinham tudo em comum» —o Bispo lembrou que esta Casa nasce da mesma lógica evangélica da comunhão e da partilha. «Esta Casa de Formação — ele disse — é fruto desta mesma lógica evangélica: nasceu da generosidade de muitos corações que, como os primeiros cristãos, partilharam seus bens, tempo e oração. Nesta inauguração celebramos não somente a gratidão aos benfeitores, mas também à força da vida consagrada que aqui se renova, a sinodalidade que nos une como Igreja em caminho e a missão de preparar operários para a messe do Senhor».
O Bispo então ofereceu uma imagem particularmente impactante da importância formativa da nova Casa: «O Seminário não é somente um edifício, mas um verdadeiro altar de preparação, onde se oferece a vida para que, transformada pela graça, se torne pão partido e sangue derramado em benefício da Igreja e do mundo».
Em nome dos jovens em formação, um dos seminaristas expressou sinceros agradecimentos a todos aqueles que acompanham e sustentam o caminho vocacional da Missão. De maneira particular dirigiu palavras de reconhecimento às madrinhas e aos padrinhos das vocações. «pelas incansáveis orações, pela disponibilidade e por tudo o que fizeram por nós». Em seguida acrescentou: «Esperamos que continuem a acompanhar-nos espiritualmente neste caminho vocacional, apoiado pelas vossas orações e pela generosidade que vocês têm demonstrado para com esta missão».
A nova estrutura representa um passo particularmente significativo para a presença Orionita em Moçambique. Ela nasce como uma resposta concreta ao crescimento vocacional da Missão e à necessidade de oferecer aos jovens em formação um ambiente mais adequado, sereno e favorável ao seu percurso humano, espiritual, comunitário e pastoral.
A Casa, pensada para acolher cerca de 40 ou também 50 seminaristas e uns dez religiosos, foi realizada graças, sobretudo, à contribuição da Província “Nossa Senhora da Anunciação” — Brasil Sul e Moçambique – , com a participação de outras realidades da Congregação. É uma obra nascida da comunhão, da generosidade partilhada e dos desejo de sustentar concretamente o futuro da missão orionita em Moçambique.
Até hoje, de fato, os seminaristas viviam em espaços muito limitados, partilhando poucos ambientes e enfrentando as inevitáveis dificuldades ligadas à falta de estruturas suficientes. A nova Casa representa, portanto, não somente uma melhoramento material, mas também, um sinal de esperança e de confiança no futuro da missão orionita no País.
O Diretor Geral, afinal, confiou a nova Casa de Formação em Moçambique à proteção da Nossa Senhora da Guarda e à intercessão de São Luís Orione, a fim de que se torne sempre mais um lugar de crescimento vocacional, de fraternidade e de preparação de novos operários a serviço da Igreja e dos pobres.






























Sorry, the comment form is closed at this time.