
09 ago I Retiro MLO-MJO – Província Brasil Sul / Moçambique
Nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Centro de Espiritualidade São Luís Orione (“Casa das Irmãs”) em Cotia/SP, aconteceu o IV Retiro do Movimento Laical Orionita Brasil Sul/Moçambique, realizado a cada dois anos e, nessa edição, teve a presença do Movimento Juvenil Orionita, inaugurando um caminho compartilhado para crescimento no conhecimento e vivência do carisma e espiritualidade de São Luís Orione.
O retiro teve como tema “Ser orionita na ação e na oração – ‘nossos santos’ a caminho do altar”. Nesses dias refletimos sobre a santidade nos dias de hoje a partir da vida de orionitas que estão rumo ao reconhecimento canônico de sua santidade.
Tivemos uma brilhante palestra com o Padre Aparecido da Silva, que além de trazer muito conhecimento, proporcionou reflexões bastante pertinentes. Também fizemos uma visita ao Pequeno Cotolengo Paulista, “púlpito de evangelização” por excelência onde a caridade é vista e sentida.
A segunda palestra foi feita pelo leigo Flavio Climas, que falou sobre o “ser orionita”, opção que não distingue idade e exige coragem e audácia sustentadas pela fé na divina providência. Sua fala nos fez reforçar nossa escolha e refletir sobre nossa orioninidade.
Como não podia deixar de ser, tivemos um momento voltado para a mãe de Deus e nossa. Foi um momento emocionante realizado pelos “meninos” da Casa de Acolhida Rainha da Paz (obra orionita que abriga homens com dependência química) e pelos jovens da comunidade de Forquilhinhas/SC. Também tivemos um jantar com Nossa Senhora, oferecido pelos acolhidos da Rainha da Paz.
Estivemos na presença de Jesus Eucarístico para mergulhar na sua misericórdia e coroarmos o retiro com esse momento único de adoração e encontro pessoal com Cristo.
Para encerrar, fizemos uma partilha em grupos para definirmos as qualidades necessárias para sermos santos.
Foram dias intensos e de muita troca. A avaliação foi muito positiva para os dois movimentos.
Precisamos da energia e vitalidade da juventude e estamos abertos para acolhê-la e apoiá-la, pois são a garantia da continuidade de nosso Movimento. Foi uma experiência gratificante para todos e estamos na expectativa para o próximo encontro!
Sorry, the comment form is closed at this time.