Presença Orionita em Manaus

Presença Orionita em Manaus

Presença Orionita em Manaus

No dia 12 de março de 2025, daremos oficialidade à nossa presença na capital amazonense. Será uma data importante também para a Congregação, pois, nesta ocasião, recorda-se o 85º Dies Natalis de São Luís Orione.

O Conselho Provincial chegou no dia 10 de março para se encontrar com a comunidade religiosa e os leigos, além de realizar sua reunião ordinária nas dependências do Centro Pastoral da Paróquia São Lázaro, que a Arquidiocese de Manaus confiará aos cuidados pastorais da nossa Congregação.

Na noite do dia 10 de março, o Conselho se reuniu com os religiosos Pe. Flavio Enache (romeno) e Pe. Sérgio Uchoa (argentino), pioneiros da missão orionita na paróquia supracitada, e ouviu deles a experiência vivida ao longo de um mês com o povo de Deus. A paróquia é composta pela sede paroquial e mais três capelas. A região pastoral é formada por famílias de classe média, a maioria trabalhadores das fábricas da Zona Franca de Manaus.

Em seguida, o Conselho encontrou-se com o Conselho Pastoral, composto pelas pastorais da igreja matriz e das comunidades. Após a apresentação de todos os presentes, uma leiga do Conselho Pastoral tomou a palavra e apresentou o rico histórico da paróquia, fundada em 1958. Inicialmente, a paróquia foi conduzida pelos padres salesianos, seguidos pelos missionários da Consolata, os Agostinianos Recoletos, as Irmãs da Divina Providência (no período das Comunidades Eclesiais de Base), o Seminário Diocesano Cristo Sacerdote (quando estava sob a cura pastoral dos padres diocesanos), os Carmelitas, os Missionários do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e, agora, em 2025, os Orionitas. Cada congregação e ordem religiosa deixou seu legado. O povo da Paróquia São Lázaro acolhe com carinho nossa Congregação Orionita, que chega para somar com seu carisma.

O brado orionita “Ave Maria e avante!” já ressoa no coração dos fiéis da paróquia.

O Superior Provincial, Pe. Jorge, agradeceu a acolhida da comunidade e apresentou um breve panorama da Congregação, especialmente no Brasil. A Congregação se preparou para estar em Manaus desde o momento em que o Papa Francisco convocou a Igreja a alargar suas tendas nas periferias das cidades. A comunidade orionita em Manaus servirá de apoio às comunidades orionitas em Novo Aripuanã e Boa Vista.

Ave Maria e avante!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.