Nossa Senhora de Loreto

NOSSA SENHORA DE LORETO

A mãe missionária que atravessou os mares.

 A devoção à Nossa Senhora de Loreto está ligada a chamada Santa Casa de Nazaré. A casa onde viveu a Sagrada Família em Nazaré era uma relíquia conservada pelos católicos na Terra Santa.

 Era uma casinha pequena, feita de pedras à maneira que os Nazarenos construíam. Sob aquele teto sagrado, “o anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo“. Naquele lugar abençoado, Jesus “crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor.

 Esta casa era um grande centro de peregrinações dos cristãos em Nazaré. Extraordinariamente, a Casa da Sagrada Família que ficava em Nazaré, na Palestina, foi transportada inteira, sem ser demolida, para a região de Loreto, na Itália. Trata-se de um fenômeno que permanece sem explicação científica e que demonstra a importância que o próprio Senhor dá a esta casa.

As origens do milagre do translado

No ano de 1291, antes da chegada dos muçulmanos em Nazaré, a Casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente de sua locação e “apareceu” na cidade de Tersatz, na Dalmácia, perto do mar Adriático, a milhares de quilômetros de Nazaré.  Na ocasião, o sacerdote local, que estava muito doente, ficou curado instantaneamente e passou a anunciar a visita de Maria e sua casa na cidade. Ele teve uma visão de Nossa Senhora na qual ela afirmou: “aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!”. O povo começou a fazer peregrinações até à casa e graças começaram a acontecer.

O Governador local ficou impressionado com o fato, mas quis confirmar a versão do padre. Por isso, enviou quatro especialistas à Terra Santa para tirarem a prova de que aquela era a casa verdadeira. Os especialistas encontraram em Nazaré somente os alicerces da casa e os nazarenos espantados com o desaparecimento da mesma. E, para espanto de todos, os alicerces tinham as medidas e o tamanho idênticos aos da casa que aparecera em Tersatz. Estes alicerces estão até hoje em Nazaré, na Basílica da Anunciação, onde recebem a visita de peregrinos de todo o mundo. E a casa que estava em Tersatz não apresentava sinais de ter sido demolida e reconstruída. Ao contrário, ela estava intacta como era conhecida em Nazaré. Então, concluíram que Deus, em sua infinita bondade, ordenou que seus anjos transportassem pelo ar a casa em que Nossa Senhora havia recebido a visita do anjo para anunciar a Salvação do mundo. Esse foi o primeiro milagre. A Casa logo se tornou centro de peregrinações.

 Após ter ficado por mais de três anos da cidade de Tersatz, um novo milagre aconteceu. No dia 10 de dezembro de 1294, a casa milagrosamente levantou voo rumo ao Mar Mediterrâneo e foi parar nos bosques de Loreto, na cidade de Recanati, Itália. Então os fiéis se lembraram de uma profecia de São Francisco de Assis: “Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto”. De fato, hoje há uma Basílica que foi construída em volta da casa. Esta Basílica é um dos maiores santuários da Europa.

Devoção de nosso Santo Fundador à Mãe de Loreto

Nós sabemos que a devoção de São Luís Orione a Nossa Senhora é tão forte como seu amor aos pobres. Maria, na verdade é um dos pilares da espiritualidade orionita. De fato, o amor a Maria, gera o amor de Jesus por sua própria dinâmica. E se não leva a Jesus, significa que não é o verdadeiro amor por Maria. Em 12 de março de 1917, Dom Orione escreveu a Dom Sterpi de San Severino Marche: “Vou esta noite a Loreto, e contarei a vocês sobre esta minha corrida, quando nos encontrarmos novamente. Amanhã, em Loreto, na Santa Casa, rezarei por vós e por todos”. E na mesma noite, de Loreto, escreveu: “Amanhã de manhã, na Missa que celebrarei na Santa Casa, a primeira lembrança será para vocês. Aff.mo em G. C. (Gesù Cristo) e Maria SS. (Santíssima).  Orione d. D. P. (Dom Orione, da Divina Prividência)“. (Escritos 13, 45-46)

 Na carta de 1º de março de 1917, Dom Orione expressou a Giuseppina Valdettaro, colaboradora na fundação do PIMC, o desejo de que o Instituto nascente fosse consagrado a Nossa Senhora. A devoção a Maria Santíssima é uma pedra angular do espírito que deve guiar o povo chamado a fazer parte da Família Orionina. Ele escreveu: “Por favor, ore por mim; pelo menos com esta Quaresma possa começar a minha verdadeira e constante conversão ao Senhor. (…) Irei facilmente a Loreto, e lá colocarei Vossa Senhoria e o Instituto de San Bernardino sob o manto de Nossa Senhora… Eu adoraria tanto que o padre [Bouvier] viesse, em poucos meses, para fazer dois dias de retiro para os de San Bernardino. Diga-lhe e escolha-o depois da Páscoa. E nessa ocasião gostaria que o pequeno Instituto se consagrasse particularmente a Nossa Senhora SS.ma (Santíssima), para que seja sentida por todos como a Mãe do Instituto. Suficiente; que a santa vontade de Deus seja feita em todas as coisas e sempre!” (Escritos 39, 31, DOPIMC, 31).

Com nosso Santo,

vamos rezar com nossa Família Orionita Carismática do Brasil,

 a Oração a Nossa Senhora de Loreto.

 

 Ó Virgem Imaculada, é com viva fé que meditamos nos grandes mistérios que se realizam nesta tua casa de Nazaré, tão pobrezinha, transportada pelos anjos para as colinas de Loreto. Entre estas sagradas paredes, onde Tu foste concebida sem pecado, e adolescente vivestes da oração e do amor, o anjo te saudou chamando-te “cheia de graça”. Tu, respondeste com as milagrosas palavras que abriram o céu e fizeram descer o Salvador do mundo. Junto a São José, na contemplação da palavra encarnada, na humildade e no trabalho, naquele lar sagrado serviste o Senhor, preparando o teu espírito para o grande sacrifício; com teu filho, terias oferecido no Calvário, a ti mesma, para se transformar em Mãe de todos os homens, remidos pelo sangue de Jesus. Depois de termos vivido em nossas casas na graça de Deus, como Tu o fizeste na sua casa, longe do pecado, obediente à lei e a vontade divina, concede-nos, ó Maria, que possamos um dia, morar contigo na casa do Senhor por toda a eternidade. Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós. Amém.

 

 
Ir.  Rosa Delgado Rocha e Ir. Rufina da Luz Pinheiro
 Pequenas Irmãs Missionárias Orionitas da Caridade