35º ENEMECO: Renovando a alegria de cuidar e servir, a exemplo de Dom Orione

35º ENEMECO: Renovando a alegria de cuidar e servir, a exemplo de Dom Orione

Renovando a alegria de cuidar e servir, a exemplo de Dom Orione

 Por Pe. Jorge Henrique Rocha, diretor provincial, Brasil Norte

De 18 a 20 de julho de 2024, aconteceu o 35º ENEMECO na Casa de Retiros Padre Anchieta, no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de 110 pessoas, provenientes das três Províncias brasileiras: Nossa Senhora Aparecida (Irmãs), Nossa Senhora da Anunciação (Brasil Sul/Moçambique) e Nossa Senhora de Fátima (Brasil Norte).

Neste ENEMECO foram abordados o sexto valor carismático (Faróis de fé e de civilização) e o sétimo (À frente dos tempos), concluindo a reflexão iniciada dois anos atrás. O primeiro tema foi desenvolvido pelo Mons. Manuel de Oliveria Manangão (Vigário Episcopal para a Ação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro) e pelo advogado Raphael Costa, Coordenador Humanitário da ONU.

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de realizar oficinas e de trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos nas obras orionitas de todo o Brasil. De maneira especial, destacou-se o trabalho realizado no Pequeno Cotolengo de Curitiba, no Hospital Dom Orione de Araguaína e nas obras conduzidas pelas Irmãs Orionitas, que têm como marca o cuidado humanizado e cheio de compaixão.

O evento foi encerrado com a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Jorge Henrique Rocha, Provincial da Província Brasil Norte, e concelebrada por um grande número de sacerdotes.

Durante a celebração, a equipe da comunidade Rio – Jardim Botânico passou a capelinha de São Luís Orione para as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade que anunciaram como sede do próximo ENEMECO a cidade de Amparo (SP).

Todos saíram entusiasmados com este ENEMECO, renovando a alegria de cuidar e servir a exemplo de São Luís Orione.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.