20 jan Primeira Profissão Religiosa:
Quatro jovens a serviço de Deus
A vocação à vida religiosa consagrada é um presente de Deus e uma expressão de amor diante do seu chamado. No dia 12 de janeiro de 2024, quatro jovens generosos professaram pela primeira vez os seus votos religiosos, dando um salto de fé na sua jornada espiritual, seguindo o modelo de Cristo que se doou inteiramente ao Pai e aos irmãos.
Aladion, Fagner, Jefferson e Valdeni deram o seu sim a Deus e à sua Igreja, assumindo publicamente os votos de castidade, pobreza e obediência. Foi uma ocasião de muita felicidade e emoção para eles, suas famílias, comunidades e especialmente toda a família carismática orionita que recebe com grande júbilo mais quatro religiosos nas fileiras de São Luís Orione.
Padre Jorge Henrique Rocha, Provincial da Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte, enfatizou em sua homilia o valor da generosa renúncia na vida consagrada. Ele reconheceu que essa palavra pode soar negativa nos dias de hoje, mas afirmou que ela é muito significativa, pois expressa a entrega total a Deus e a plenitude de sentido que vem da alegria de seguir a Cristo. Ele também destacou a importância de cada um dos votos que os religiosos professam.
A castidade, voto que manifesta o amor universal, que se doa a todos sem distinção e que busca a comunhão com Deus e com os irmãos. É um amor que se abre à vida e à missão, que se alegra com os que se alegram e que chora com os que choram. (Rm 12,15) Amor que nos convida a testemunhar a beleza do Reino de Deus.
A pobreza, voto que inspira os religiosos a viverem como os primeiros cristãos, que tinham tudo em comum e repartiam seus bens segundo as necessidades de cada um. (At 2,45) É um voto que os convida a desapegarem-se das coisas materiais e a confiarem na providência divina, impulsionando-os a serem solidários com os pobres e a denunciarem as injustiças sociais.
A obediência, voto que expressa o serviço ao Reino de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, que veio para fazer a vontade do Pai. (Jo 6,38) É um voto que os leva a escutarem atentamente a voz de Deus na oração, na Palavra, na Igreja e nos sinais dos tempos, orientando-os a acolherem com humildade e disponibilidade as orientações dos seus superiores e da comunidade.
Padre Jorge Henrique Rocha concluiu sua homilia com uma frase motivadora: “Quando a meta é clara, a renúncia custa menos”.
Deste modo, convidou os neo-professos a serem fortes e acolherem com muito amor o sim que davam naquele dia.
A celebração contou com a presença de muitos leigos, religiosos orionitas e de vários sacerdotes, entre os quais se destaca o Pe. Claudinei Niedzwiecki, Conselheiro Provincial da Provincia Brasil Sul / Moçambique.
Ao final da homilia os quatro jovens recitaram a fórmula da profissão religiosa ratificando este significativo momento.
Sorry, the comment form is closed at this time.