05 nov BRASIL NORTE: ENCONTRO DOS RELIGIOSOS DE VOTOS TEMPORÁRIOS
CARISMA ORIONITA: UMA HERANÇA TRANSMITIDA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO
De 2 a 4 de novembro de 2023 o Lar dos Meninos Dom Orione, em Belo Horizonte, sediou o encontro dos religiosos orionitas de votos temporários da Província Brasil Norte. O encontro contou com a presença de 23 religiosos junioristas, divididos entre estudantes de Filosofia e Teologia, Tirocinantes e Eremita. Tivemos também a participação online de 7 religiosos, que se conectaram do norte e do nordeste do Brasil, e inclusive da Argentina. Embora esta modalidade de evento aconteça a cada três anos, o Diretor Provincial, Pe. Josumar dos Santos, considerou importante a realização de um encontro extraordinário como um espaço propício para a escuta dos religiosos junioristas, que são o presente e o futuro da Congregação. No primeiro dia, 3 de novembro, tivemos a alegria de contar com a presença de nosso Superior Geral, Pe. Tarcísio Vieira, que falou aos participantes sobre a beleza e os desafios do apostolado da caridade. Partindo do Fórum da Caridade, que se realizou em nível latino-americano em São Paulo, no início deste ano, Pe. Tarcísio propôs aos junioristas a realização de um mini-fórum. Retomando o subtema do Capítulo Geral, convidou-os a refletir sobre a profecia da caridade, nova no estilo, na forma e nas fronteiras. O resultado foi uma criativa partilha na qual os religiosos puderam expressar a alegria e o entusiasmo de pertencer à família orionita. Pe. Tarcísio também brindou os participantes com a apresentação de diversos exemplos da caridade orionita no mundo, particularmente na África, onde o trabalho generoso dos religiosos orionitas conseguiu operar uma verdadeira mudança de mentalidade, como aconteceu na Costa do Marfim, com relação às pessoas que nasciam com deficiência. Estas crianças, normalmente chamadas de “crianças serpentes”, eram vistas como uma espécie de “maldição divina”. Graças ao trabalho discreto e persistente dos missionários, e ao auxílio de profissionais dedicados, elas passaram a ter uma vida normal. Realizava-se ali uma maravilha da caridade que conseguia mudar o paradigma de uma população e salvar a vida de tantas pessoas.
Na celebração eucarística, os religiosos puderam render graças a Deus pelas maravilhas que a sua Providência realiza no mundo e, ao mesmo tempo, renovaram o seu compromisso de servir aos mais pobres, como fez São Luís Orione. O dia se encerrou com um belo momento de confraternização, carinhosamente preparado pelos confrades do Lar dos Meninos.
No segundo dia, refletimos sobre a formação humana e nossas relações, contando com a assessoria da Dra. Patrícia Costa. Em um clima descontraído, que facilitou a troca de experiências, Dra. Patrícia falou sobre a necessidade do autocuidado e do cuidado do outro como meios indispensáveis para ter uma vida saudável. Daí a importância de criar dinâmicas construtivas em nossas comunidades que favoreçam a confiança, o respeito mútuo e a liberdade de expressar os próprios sentimentos e emoções.
O encontro se encerrou com a participação dos junioristas na Profissão Perpétua de quatro confrades orionitas: Adriano José (Província Sul) e Júnior, Renato e Sérgio (Província Norte) na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência. Podemos imaginar a alegria de nosso Pai fundador, no Céu, ao ver os seus jovens filhos dando continuidade ao seu carisma de amar e servir ao Papa na pessoa dos mais pobres e abandonados. Ave Maria e Avante!
Sorry, the comment form is closed at this time.