08 out BRASIL NORTE: ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO LUCAS ALVES
Felixlândia, 07 de outubro de 2023. A Pequena Obra da Divina Providência ganha um novo sacerdote, Pe. Lucas Alves Fernandes.
Aconteceu na cidade de Felixlândia, cerca de 200km de Belo Horizonte, a ordenação presbiteral do Pe. Lucas Alves Fernandes. A celebração foi realizada na Paróquia – Santuário Nossa Senhora da Piedade, no centro da cidade.
A missa de ordenação foi presidida por Dom Darci José Nicioli C.Ss.R, arcebispo da Arquidiocese de Diamantina, concelebrada pelo Superior Provincial Pe. Josumar dos Santos, conselheiros provinciais, sacerdotes orionitas e do clero secular. O Santuário da Piedade foi também lindamente ornado com a presença dos familiares do ordenante, clérigos, seminaristas, leigos do MLO, jovens do MJO, religiosos e religiosas de várias congregações.
Na homilia, Dom Darci enfatizou que uma vocação sacerdotal se constrói em mutirão. Neste sentido, destacou a importância da família, da vivência paroquial e do acompanhamento dos formadores no processo de discernimento e maturação vocacional. Ao final da homilia, o arcebispo convidou Pe. Lucas a continuar o processo de se construir como sacerdote, por meio das seguintes atitudes:
- seja íntimo de Deus, homem de oração, para ser reflexo do amor de Deus e ajudar o Povo de Deus a rezar. A ação ministerial deve vir de uma sadia espiritualidade, para “ser fermento no mundo”.
- proclame com ardor a Palavra de Deus, que educa, corrige e salva. Crer, ensinar e testemunhar.
- seja homem eucarístico e não, simplesmente um fazedor da eucaristia, um funcionário do sagrado. O Povo está faminto de Deus! Dê Deus ao povo!
- dispensador da graça de Deus, faça os filhos e filhas de Deus nascer na fé pelo batismo, una-os no amor matrimonial, celebre a misericórdia e atualize o perdão, porque eterna é a misericórdia divina, favoreça o alívio da dor de quem sofre e conduza o Povo de Deus pelos caminho do mundo, rumo à Pátria definitiva.
- seja homem da bênção (bênção padre!) para que, através do seu sacerdócio, a maternidade da Igreja chegue a todo o Povo de Deus.
- cuide para que coração seja sacerdotal esteja constantemente em sintonia com o Povo de Deus que lhe foi confiado, com especial cuidado aos pobres e abandonados.
Saiba caro irmão, concluiu o arcebispo, que todo mistério está guardado em vaso de barro, na fragilidade da sua pessoa… Porém, confie, pois todo instrumento frágil torna-se eficaz nas mãos de Deus!
Ao final da celebração, o Superior Provincial agradeceu a família do Pe. Lucas, pela oferta do filho à Igreja e Congregação, o bispo pela paternidade com a Família Carismática Orionita, aos confrades e a todos que participaram deste importante momento da família espiritual de São Luís Orione.
Em seguida, Pe. Lucas fez os seus agradecimentos destacando sua gratidão às suas três famílias, a saber: biológica, paroquial e congregacional. O recém ordenado concluiu sua fala suplicando à Mãe da Piedade a graça de ser um bom sacerdote, recordando a prece que São Luís Orione fez quando esteve no Brasil em 1921.
Após a celebração, em um clima familiar e acolhedor, foi servido o almoço em um espaço próximo ao Santuário.
Pe. Lucas é o segundo sacerdote orionita da cidade de Felixlândia. O primeiro, Pe. Josimar Felipe da Silva, foi ordenado em 10 de agosto de 2019.
A missa da Ordenação do Pe. Lucas está disponível em: https://www.youtube.com/live/4K7ZQ9xNey0?si=uOJURtjqVqIyjMPf
Sorry, the comment form is closed at this time.