24 ANOS DE BEATIFICAÇÃO DE FRANCISCO DRZEWIECKI

24 ANOS DE BEATIFICAÇÃO DE FRANCISCO DRZEWIECKI

A Família Orionita, celebra no dia 12 de junho a memória do Beato Francisco Drzewiecki ‘24 anos de sua beatificação’.

Este Beato, nasceu em 26 de fevereiro de 1908, na cidade de Zduny (Polônia) desde pequeno, uma vocação para a vida sacerdotal, e então entrou para o Seminário da Pequena Obra da Divina Providência, fundada por São Luís Orione.

Foi ordenado padre no dia 6 de junho de 1936, na cidade de Tortona, berço da Congregação de São Luís Orione. Um sacerdote a frente de seu tempo, realizou grandes trabalhos, em prol da evangelização, uma vida feita e tecida pela semente da caridade, em favor do povo, dos pequenos e dos pobres, pois compreendeu que o teu ministério era para amar e servir Cristo presente no outro.

Diante das realidades de seu tempo, em 7 de novembro de 1939, o padre Francisco Dzewiecki, e mais 107 companheiros mártires, foram levados pelos nazistas. Porém seu amor pela Igreja foi maior para seguir até o último momento de sua vida, nos deixou uma grande, bela e rica catequese, com as suas últimas palavras ao ver um dos clérigos da nossa Congregação: “Nós estamos indo, mas oferecemos nossas vidas como poloneses para Deus, para a Igreja e para a pátria”.

Foi uma vida toda ofertada a Deus e a Igreja, na sequência sucedeu com o martírio desse grande homem, profundo religioso, bondoso padre em 13 de setembro de 1942.

Hoje olhamos para o Beato Francisco Drzewiecki, beatificado pelo papa João Paulo II, há 24 anos, e olhamos para a Igreja, nesta caminhada Sinodal,  inserida num contexto, desafiador, que pede novos mártires, em todas as dimensões, para continuar a ser profética, missionária, discípula e capaz de dar aos homens de nosso tempo uma palavra, um testemunho, que nos leve a mudança de vida, de rumo, de comprometimento, no desejo que ser sempre uma boa nova, um evangelho vivo no meio do mundo. Que os exemplos do Beato Francisco, que corou a sua vida com a coroa do martírio,  nos sirva de coragem, de que vale apena doar a vida e a vocação pelo projeto de Deus, e como já dizia nosso pai fundador, “Só a caridade salvará o mundo” (São Luís Orione).

Que por intercessão do Beato Francisco Drzewiecki sejamos preenchidos da graça e força para dar a nossa vida a Deus, a Igreja e a pátria, e que a Eucaristia, alimento dos mártires, seja a fortaleza nas provas da vida e nos ensine crer que a esperança nunca decepciona.

Beato Francisco Drzewiecki, rogai por nós!

 

Autor: Pe. Osvaldir Ribeiro Mendes – religioso Orionita

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.