Brasil Norte: Aniversário de 20 anos do Instituto Filosófico Dom Orione – Caucaia/CE

Brasil Norte: Aniversário de 20 anos do Instituto Filosófico Dom Orione – Caucaia/CE

“Cultivemos as vocações com piedade, com as orações e com o nosso bom exemplo.” (Pensamentos Espirituais de São Luís Orione)

As dependências do Instituto Filosófico de Caucaia foram compradas pela Pequena Obra da Divina Providência (Congregação Orionita) – Província Nossa Senhora de Fátima, no ano de 2002 sendo quitado por completo em dezembro do mesmo ano conforme escritura pública de compra e venda prenotada em 17 de janeiro de 2003.

O Instituto Filosófico de Caucaia nasceu então no ano de 2003 (data inaugural:07/02/2003), coma chegada do primeiro grupo de religiosos estudantes. Na época não se tinha toda a estrutura atual. Tudo era muito simples! A casa onde moravam não é a que podemos ver hoje, mas se situava onde estamos (nesse pátio) para celebra hoje os 20 anos. O grupo era acompanhado pelo reitor Pe. Márcio Almeida do Prado. Em março de 2007, Pe. Márcio foi transferido e Pe. José Gódio Sobrinho assumiu a coordenação. Em 2011 Pe. Edson de Oliveira da Silva assumiu a coordenação e a partir de 2013 foi a vez do Pe. Sérgio Santos. Em 2016 Pe. Edson retornou à coordenação do Instituto e passou o cargo mais uma vez ao Pe. Josimar Felipe da Silva em novembro de 2019 (atual reitor).

No decurso do ano de 2012 iniciaram tratativas, junto a comunidade local e aos órgãos públicos, para a mudança do nome da rua principal de acesso ao Instituto. Na época, por ocasião da celebração dos 10 anos da abertura do Instituto (celebrada em 2013), se pensou em homenagear a Congregação dos Filhos da Divina Providência, pelos serviços realizados no estado do Ceará, através da dedicação de uma rua ao seu Fundador Dom Orione. Neste sentido, em 01 de fevereiro de 2013 foi apresentado um abaixo-assinado, com as assinaturas dos moradores dos arredores do Instituto, à Câmara Municipal de Caucaia solicitando a transferência da então Rua Mozart Fontenele para Rua Dom Orione. O pleito teve parecer  positivo por parte dos vereadores e, em 25 de fevereiro de 2013 o senhor Prefeito Municipal, Washington Luiz de Oliveira Gois, denominou oficialmente de Rua Dom Orione a então Rua Mozart Fontenele, localizada no bairro Parque Potira, no município de Caucaia.

No ano de 2016, durante um encontro comunitário, a comunidade religiosa julgou oportuno solicitar ao Conselho Provincial a troca do nome do Instituto Filosófico São José para Instituto Filosófico Dom Orione, dar maior visibilidade à devoção a São Luís Orione em terras cearenses, evitar uma associação direta ao Seminário Arquidiocesano de Fortaleza que se chama Seminário São José e assegurar a perpetuidade do nome da rua. O Conselho, em sua reunião nos dias 08 e 09 de novembro de 2016, aprovou a troca do nome, todavia determinou que a Capela interna do Instituto restasse dedicada a São José, por causa da forte ligação história do nome dado ao Instituto no início de suas atividades.

O Instituto Filosófico de Caucaia acolheu ao longo dos anos, até os dias de hoje, dezenas de clérigos e postulantes estudantes de Filosofia e também Teologia. Atualmente contamos com a presença de 9 estudantes. Dos clérigos que estudaram em Caucaia, hoje são padres na Congregação: Pe. Alexandre Umbelino Pereira, Pe. Bruno Rodrigues, Padre Francisco Florêncio (vice reitor e vigário paroquial), Pe. Geraldo Gonçalo, Pe. Geovani dos Santos Pereira, Pe. Erenaldo Chaves dos Santos (novo diretor do Pequeno Cotolengo de Caucaia), Pe. Antônio Marcos Rocha da Silva, Pe. Fabiano de Oliveira, Pe. Renaldo Elesbão de Almeida, Pe. Benedito Rocha Magalhães, Pe. Antônio Jhones da Silva Barbosa, Pe. Getúlio Assis Arruda, Pe. Maicon Júnior Machado Miguel, Pe. Valmir Andrade dos Santos, Pe. Paulo Sérgio Mendes, Pe. Sebastião Bertoldo Tigre e o recém ordenado Pe. André Sabino (reitor do seminário Orionita de Itapipoca-CE).

No dia 25 de fevereiro, nos reunimos para celebrar, em ação de graças, os 20 anos do IFDO de Caucaia, o aniversário de um ano de restruturação do Movimento Juvenil Orionita (MJO) e a abertura da Visita Canônica Geral. Acolhendo os confrades visitadores: Don Maurizio (vigário geral) e Don Alessio. Dom Valdemir Vicente de Andrade Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, presidiu a  Santa Missa própria da memória de São Luís Orione, e os demais padres concelebraram.

A celebração foi bastante participativa pela comunidade paroquial, benfeitores, Padrinhos e Madrinhas das Vocações Orionitas, Movimento Laical Orionita (MLO), Movimento Juvenil Orionita (MJO), religiosos e seminaristas de outras casas formativas que estudam no curso de Filosofia da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF).

Ao término da Santa Missa, tivemos uma partilha de comidas e bebidas organizada pelo grupo de Padrinhos e Madrinhas das Vocações, a todos que estavam presentes. Concluímos nossa festa com um show católico, onde louvamos o Criador.

Portanto, rendemos a Deus graças por acompanhar e abençoar a missão dessa casa de formação orionita, por intercessão de São Luís Orione e continuemos a rogar a Deus que continue nos iluminando e nos abençoando nessa missão evangelizadora.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.