24 fev Brasil Norte: O Sonho de Dom Enemésio se concretizou: a família orionita armou a sua tenda na cidade de Balsas.
Antes de partir para a casa do Pai, no ano de 2020, o Exmo. Revmo. Dom Enemésio Lazzaris, P.O.D.P., manifestou o seu desejo de que a Pequena Obra da Divina Providência continuasse com o seu empenho missionário no Amazonas e em outras partes do Brasil, mas que fosse também para a Diocese de Balsas, na qual ele foi bispo. Esse sonho que foi cultivado pelos superiores orionitas e também pelo sucessor de Dom Enemésio, o Exmo. Revmo. Dom Valentim Fagundes de Menezes, M.S.C. , concretizou-se na noite do dia 19 de fevereiro, quando o bispo diocesano confiou aos cuidados dos religiosos orionitas a “rede de comunidades” São João Batista, composta por cinco comunidades da zona urbana e treze comunidades da zona rural.
De acordo com Dom Valentim essa rede de comunidades é “uma semente que vai germinar em uma nova paróquia […] para o serviço do reino de Deus e nasce no momento em que o Papa Francisco pede para que a Igreja seja uma Igreja em saída”.
Assumem essa missão: o padre Antônio Jhones, administrador da rede de comunidades, o padre Jackson Melbin – religioso indiano que chegou ao Brasil a oito meses atrás para se dedicar à missão – e também o Cl. Thiago Tannús, tirocinante.
A participação do clero local e também a mobilização das comunidades para a realização da Santa Missa chamou a atenção do diretor provincial, Pe. Josumar dos Santos, que se demonstrou muito contente ao ver “a participação ativa do povo na celebração, seja na entrada da Palavra de Deus, como também nas entregas dos símbolos, como as chaves da igreja e também a estola rocha, símbolo do Sacramento da Confissão”. Pe. Josumar afirmou ainda que: “para nós é uma alegria muito grande cumprir esse desejo de Dom Enemésio, que é também o desejo da Congregação!
Sorry, the comment form is closed at this time.