BRASIL NORTE: SEMANA SANTA

BRASIL NORTE: SEMANA SANTA

Com a celebração do Tríduo Pascal revive-se o fundamento da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, Filho unigênito do Pai, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

Mais do que uma preparação para a páscoa, o Tríduo Pascal é uma só coisa com ela, inicia-se com a celebração da Quinta-feira Santa e encerra-se no domingo de páscoa.

A Quinta-feira Santa é o último dia do tempo da Quaresma. Na celebração da Santa Missa vespertina se celebra a instituição da Eucaristia e do Ministério Sacerdotal.

A Sexta-feira da Paixão do Senhor, dia que a Igreja não celebra o Sacramento da Eucaristia, faz-se o ato litúrgico da Paixão do Senhor, que compreende três momentos: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.

No sábado celebra-se a solene vigília Pascal, “Mãe de todas as vigílias”. Nela, os fiéis “tendo nas mãos lâmpadas acesas, são como aqueles que espera o Senhor, para que ao voltar os encontre vigilantes e os faça sentar a sua mesa” (Missal Romano, pg. 270)

Na Virgília Pascal culmina-se todo calendário litúrgico. Nela se recorda as maravilhas de Deus na história da salvação, renova-se a esperança e exulta-se de alegria com a passagem da morte para a vida, pois ” Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que morreram. Com efeito, visto que a morte veio por um homem, é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos: assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida” (I Cor. 15, 20-22)

Em comunhão com toda Igreja, nossas paróquias, obras, casas de formação e comunidades religiosas viveram esse momento singular de nossa fé, à luz das palavras de São Luís Orione que nos inspira, ao rezar:

“O futuro é de Cristo! Caminha, adiante, ó Divino Ressuscitado! Na barca deste pobre mundo entre água de todos os lados; sem ti ela vai afundar. Vem, ó Senhor, vem! Ressuscita em todos os corações, em todas as famílias, em todos os cantos da terra, ó Senhor Jesus, ressuscita! Ressuscita! Ouve o grito angustiado dos povos que correm a ti, ó Senhor. Eles te pertencem, são tua conquista, ó Jesus, meu bem e meu amor!”

No Comments

Post A Comment